sexta-feira, 31 de maio de 2013

História de um médico cubano, por Sandro Vaia


O Dr. Gilberto Velazco nasceu em 1980 em Havana e recebeu seu diploma de médico em 15 de julho de 2005.
No depoimento que me deu por e-mail e por telefone, disse que a sua graduação foi antecipada em um ano depois de uma “formação crítica e gravemente ruim”, excessivamente teórica, feita através de livros desatualizados, velhos, rasgados, faltando páginas, além de “uma forte doutrinação política”.
No hospital onde fez residência havia apenas dois aparelhos de raio X para atender todas as ocorrências noturnas de Havana e não dispunha sequer de reagentes para exames de glicemia.
Pouco adiantava prescrever remédios para os pacientes porque a maioria deles não estava disponível nas farmácias.
A situação médica no país é tão precária que Cuba está vivendo atualmente uma epidemia inédita de cólera e dengue.
Em 2 de fevereiro de 2006 foi enviado à Bolívia numa Brigada Médica de 140 integrantes -14 grupos de 10 médicos cada - que iria socorrer vítimas de inundações que nunca chegou a ver.
No voo entre Cuba e a Bolívia conversou sobre assuntos médicos com o vizinho de poltrona e descobriu que ele não era médico, mas provavelmente oficial de inteligência cubana. Calcula que em cada 140 médicos 10 eram paramilitares.
Na Bolívia, onde lhe disseram que iria permanecer por 3 meses, ficou sabendo que deveria ficar no mínimo por 2 anos, recebendo 100 dólares de salário por mês e que a família receberia 50 dólares em Cuba - quantia que, segundo ele, nunca foi paga.
Viveu e trabalhou em Santa Cruz de la Sierra e em Porto Suarez, na fronteira com o Brasil.
Todos os componentes da Brigada recebiam um draconiano regulamento disciplinar de 12 páginas, dividido em 11 capítulos, que fixava desde horários e requisitos para permissões de saída até regras para relações amorosas com nativos e punia contatos com eventuais desertores.
Os médicos verdadeiros eram vigiados pelos falsos médicos que, segundo Gilberto, andavam com muito dinheiro e armas. Ainda assim, o Dr. Gilberto, em 29 de março de 2006, conseguiu pedir formalmente asilo político à Polícia Federal em Corumbá e foi enviado a São Paulo, onde ficou 11 meses.
Pediu à Polícia Federal a regularização de sua situação para poder fazer os Testes de Revalidação Médica exigidos pelo Conselho Federal de Medicina, mas o pedido de asilo foi negado.
Como o prazo de refúgio concedido pelo Conare - Comitê Nacional para os Refugiados - terminava em fevereiro de 2007, pediu asilo aos EUA no consulado de São Paulo, e em 2 de janeiro de 2007 viajou para Miami, Flórida, onde vive agora.
A família do Dr. Gilberto foi penalizada por sua deserção com 3 anos de proibição de viagem ao exterior, mas atualmente vive com ele na Flórida.
Ele trabalhou para uma empresa internacional de seguros de saúde, onde chegou a receber 50 mil dólares anuais, e atualmente está estudando para concluir os exames de revalidação de seu diploma médico nos EUA.

Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez. E.mail: svaia@uol.com.br

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Desumano e criminoso o que o PT fez com os eleitores do Bolsa Família


Augusto Nunes, VEJA Online
Dilma Rousseff, quem diria, acertou uma: é mesmo “desumano”e “criminoso” assustar os brasileiros cadastrados no Bolsa Família com boatos inquietantes. Segundo a própria presidente, portanto, foi desumano e criminoso o que fizeram nas eleições de 2006 e 2010 os militantes do PT e seus comparsas alugados.

Para prejudicar os candidatos oposicionistas Geraldo Alckmin e José Serra, espalharam que ambos, se fossem vitoriosos, extinguiriam sumariamente o maior programa oficial de compras de votos do mundo. Quem fabrica dossiês infames a cada eleição deve achar que a difusão de falsidades é pecado venial.
Como se viu neste sábado, os fregueses do Bolsa Família acreditam em qualquer vigarice. Essa é a notícia ruim. A boa é que agora também acreditam que o governo Dilma é capaz de tudo.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Joaquim Barbosa fala a verdade


Joaquim Barbosa - O homem que não tem medo da verdade.



BRASÍLIA — O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou duramente a atuação do Congresso Nacional nesta segunda-feira, em palestra dada a estudantes de Direito de uma faculdade privada em Brasília. Segundo o ministro, o Congresso é dominado pelo Executivo e se notabiliza por sua ineficiência e incapacidade de deliberar. Afirmou ainda que os partidos no Brasil são de mentirinha, sem preocupação programática, e que seus líderes querem apenas o poder pelo poder. Disse também que a Câmara é composta em grande parte por parlamentares que não representam a população.


— O problema crucial brasileiro, a debilidade mais grave do Congresso brasileiro é que ele é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. O Congresso não foi criado para única e exclusivamente deliberar sobre o poder executivo. Cabe a ele a iniciativa da lei. Temos um órgão de representação que não exerce em sua plenitude o poder que a Constituição lhe atribui, que é o poder de legislar — disse ele, lembrando que a maioria das leis aprovadas são de autoria do Executivo.

Precisamos de mais homens de coragem como Joaquim Barbosa. Só assim poderemos construir um Estado Democrático de Direito

É engraçado mas é triste


Mensagem de Dilma para o povo brasileiro


Este é um, governo do PT, para o PT e pelo PT.

Porque Cuba e o PT têm medo de Yoani Sánchez

Casa Civil esconde dados do Ministério Público


A Casa Civil da Presidência da República negou ao Ministério Público Federal (MPF)acesso às informações da sindicância instaurada no órgão para apurar eventuais ilícitos funcionais envolvendo Rosemary Noronha (foto abaixo). Ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, ela foi alvo da Operação Porto Seguro - investigação que apura venda de pareceres técnicos. Fonte: Blog do Noblat

Esta é mais uma manobra para proteger o deus Luiz Inácio Lula da Silva. Por que negar ao Ministério Público informações sobre os mal feitos de Resemary a não ser para esconder os mal feitos de Lula?

É preciso que haja transparência no governo e que os culpados por crimes sejam exemplarmente punidos doa a quem doer.

Mas o PT não é um partido político. É uma organização criminosa e por isto só busca benefícios para si e para seus integrantes.

Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil.

terça-feira, 14 de maio de 2013

O Brasil do PT


O PT não gosta da democracia, Marco Antonio Villa


Marco Antonio Villa, O Globo

O PT não gosta da democracia. E não é de hoje. Desde sua fundação foi predominante no partido a concepção de que a democracia não passava de mero instrumento para a tomada do poder. Deve ser recordado que o partido votou contra a aprovação da Constituição de 1988 — e alguns dos seus parlamentares não queriam sequer assinar a Carta.

Depois, com a conquista das primeiras prefeituras, a democracia passou a significar a possibilidade de ter acesso aos orçamentos municipais. E o PT usou e abusou do dinheiro público, organizando eficazes esquemas de corrupção.
O caso mais conhecido — e sombrio — foi o de Santo André, no ABC paulista. Lá montaram um esquema de caixa 2 que serviu, inclusive, para ajudar a financiar a campanha presidencial de Lula em 2002.

Deve ser recordado que auxiliares do prefeito Celso Daniel, assassinado em condições não esclarecidas, hoje ocupam posições importantíssimas no governo (como Gilberto Carvalho e Míriam Belchior).

Antes da vitória eleitoral de 2002, os petistas já gozavam das benesses do capitalismo, controlando fundos de pensão de empresas e bancos estatais; e tendo participação no conselho gestor do milionário Fundo de Amparo ao Trabalhador. Os cifrões foram cada vez mais sendo determinantes para o PT.

Mesmo assim, consideravam que a “corrupção companheira” tinha o papel de enfrentar o “poder burguês” e era o único meio de vencê-lo. Em outras palavras, continuavam a menosprezar a democracia e suas instâncias.

Chegaram ao poder em janeiro de 2003. Buscaram uma aliança com o que, no passado, era chamado de burguesia nacional. Mas não tinham mudado em nada sua forma de ação.

Basta recordar que ocuparam mais de 20 mil cargos de confiança para o partido. E da noite para o dia teve um enorme crescimento da arrecadação partidária com o desconto obrigatório dos salários dos assessores. Foi a forma petista, muito peculiar, de financiamento público, mas só para o PT, claro.

Não satisfeitos, a liderança partidária — com a ativa participação do presidente Lula — organizou o esquema do mensalão, de compra de uma maioria parlamentar na Câmara dos Deputados. Afinal, para um partido que nunca gostou da democracia era desnecessário buscar o debate. Sendo coerente, através do mensalão foi governando tranquilamente e aprovando tudo o que era do seu interesse.

O exercício do governo permitiu ao PT ter contato com os velhos oligarcas, que também, tão qual os petistas, nunca tiveram qualquer afinidade com a democracia. São aqueles políticos que se locupletaram no exercício de funções públicas e que sempre se colocaram frontalmente contrários ao pleno funcionamento do Estado democrático de Direito.

A maior parte deles, inclusive, foram fiéis aliados do regime militar. Houve então a fusão diabólica do marxismo cheirando a naftalina com o reacionarismo oligárquico. Rapidamente viram que eram almas gêmeas. E deste enlace nasceu o atual bloco antidemocrático e que pretende se perpetuar para todo o sempre.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Frases Tristes


Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Mateus 5:6

De novo afirmo que estamos perdendo nossas referências de ética, de moral, do que é certo e do que é errado. Para nós o que vale é o que é Politicamente Correto.

O governo cobra altos impostos mas não os repassa como benefícios para a população. Nossa saúde pública é precária, pessoas morrem nas filas do SUS sem atendimento. Nossa qualidade de ensino piora dia a dia.

O governo prefere gastar uma fortuna melhorando as condições do Porto de Mariel em Cuba do que melhorar as condições dos portos brasileiros.

A corrupção impune é a tônica deste governo. Deputados condenados a prisão por corrupção não tem vergonha de continuarem a atuar no congresso nacional e o partido do governo tudo faz para mantê-los lá.

O povo prefere participar de Marchas para a legalização da Maconha e das paradas do Orgulho Gay em vez de protestarem contra a forma como o governo trata os menos afortunados.

Ter fome e sede de justiça é se indignar frente ao que está ocorrendo em nosso país. É ter a coragem de erguer a voz em protesto. É sair às ruas em defesa da justiça social, em defesa de uma saúde pública decente, de melhor qualidade na educação.

Mas isto não ocorre no país do PT. Abrimos mão de nossos valores em troca de benefícios pessoais.

Já passou da hora de termos fome e sede de justiça!

sábado, 11 de maio de 2013

Importações Brasileiras


Dilma Rousseff - Terrorista

“Eu e a Celeste entramos com um balde; eu me lembro bem do balde porque tinha munição. As armas, nós enrolamos em um cobertor. Levamos tudo para a pensão e colocamos embaixo da cama. Era tanta coisa que a cama ficava alta. Era uma dificuldade para nós duas dormirmos ali. Muito desconfortável. Os fuzis automáticos leves, que tinham sobrado para nós, estavam todos lá. Tinha metralhadora, tinha bomba plástica. Contando isso hoje, parece que nem foi comigo“ Revista Piauí 2003

O Coronel Ustra disse a verdade, quando na Comissão Nacional da Verdade, afirmou que Dilma Rousseff participou de organizações terroristas. Ela própria reconheceu isto em sua entrevista concedida a revista Piauí em 2003.

A Comissão Nacional da Verdade só fará jus ao nome se além de esclarecer os desaparecimento de militantes da esquerda também esclarecer os objetivos das organizações, como a VAR-Palmares de Dilma Rousseff, com sua luta armada contra o regime militar.

As mentiras do PT

Desde a crise financeira de 2008, que provocou uma parada súbita nas linhas de crédito internacionais, a dívida externa brasileira aumentou 60%, impulsionada pelo endividamento das empresas. Fonte: Folha.com

Luiz Inácio Lula da Silva e seus adoradores gostam de dizer que o PT acabou com a dívida externa brasileira. Uma grande mentira. Aliás, mentir é a tônica de Lula e do PT.

A dívida externa continua crescendo ano a ano. Nossa situação econômica, apesar dos discursos mentirosos e demagógicos do PT, continua piorando.

Será que vamos chegar ao ponto em que chegou a Venezuela e a Argentina antes de nos revoltarmos e afastarmos esta corja de ladrões do poder?

Ministérios Ligados ao PT


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Guilherme Affif Domingues perdeu a dignidade

Foi-se o tempo em que eu pensava que Guilherme Affif Domingos era um homem sério honesto, que tinha principios éticos e morais e sobretudo dignidade, tanto que votei nele para presidente da república.

Hoje vejo que me enganei ou Affif perdeu completamente o juízo.

Primeiro ao afirmar que as críticas que fez a Dilma durante a campanha eleitoral eram retóricas eleitorais. Ou Affif mentiu para o povo na época ou mente agora. Em qualquer dos casos Affif assume publicamente que é mentiroso.

Ao aceitar um ministério no governo Dilma Affif trai os seus eleitores que votaram nele como candidato der oposição. Portanto, Affif também está se lixando para o povo e busca apenas tirar proveito próprio da situação. O povo que se dane.

Precisamos urgentemente mudar a política no Brasil. Precisamos varrer de nosso meio políticos sem princípios éticos e morais como Affif, Lula, Sarney, Renan, Dilma, Collor, e tantos outros.

Só depende de nós!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Somos contrao infanticídio



Milhões de brasileiros saem às ruas nas pardas gay defendendo a união homossexual, outros milhares saem em passeata defendendo o direito de fumar maconha, pedindo a discriminalização do uso da erva. Outros tantos defendem a discriminalização do aborto.

Na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados há uma briga diária para que o presidente daquela Comissão seja destituído, a acusação é de que ele é homofóbico e racista.

Quantas pessoas já saíram às ruas ou protestaram contra o infanticídio que é  cometido sistematicamente no Brasil? E não são só os índios que praticam este crime. Quantas  crianças são abandonadas para morrer neste nosso Brasil?

Já passou da hora de lutarmos pela vida e não pela morte. Sejamos responsáveis e humanos. Uma vida vale mais do que qualquer tradição.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Sem direito a defesa

Poucos minutos depois, os três terroristas retornaram, e, acercando-se por traz do Oficial, Yoshitame Fugimore desfechou-lhe violentos golpes na cabeça, com a coronha de um fuzil. Caído e com a base do crânio partida, o Tenente Mendes gemia e se contorcia em dores. Diógenes Sobrosa de Souza desferiu-lhe outros golpes na cabeça, esfacelando-a. Ali mesmo, numa pequena vala e com seus coturnos ao lado da cabeça ensangüentada, o Tenente Mendes foi enterrado.

O Tenente Mendes Júnior foi executado sem o direito de defesa. A família de Carlos Lamarca recebe indenização e pensão por atos como estes praticados por Lamarca e seus companheiros. A família do tenente Mendes Júnior não.

Pessoas como Dilma Rousseff e outros, presos pelo regime militar, tiveram o direito a defesa com a assistência de advogados e um julgamento. Não foram sumáriamente executados como o tenente Mendes Júnior.

Este é o Brasil do PT. Dois pesos e duas medidas. Com o PT a verdade do que ocorreu em nossa história está morta.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comissão da Verdade?

Memo a Comissão da Verdade

No dia 03 de Abril, enviei à Comissão da Verdade o seguinte texto atravé do site da Ouvidoria da referida Comissão:

Em 1964 eu tinha 17 anos de idade. Apoiei, como a maioria dos brasileiro na época, o movimento militar que derrubou o governo de João Goulard. Por causa do meu posicionamento foi perseguido e hostilizado pelos opositores do regime na universidade.

O que a Comissão da Verdade está se esquivando de trazer ao conhecimento da população de hoje é que nenhum dos movimentos de esquerda na época pediam a volta de Jango ao poder e o restabelecimento da Constituição de 1946.

A Comissão da Verdade não esclarece que aqueles que pegaram em armas nunca tiveram a intenção de instaurar no Brasil uma democracia. A intenção era de se instaurar uma ditadura do proletariado nos moldes cubanos.

Neste sentido a Comissão da Verdade não diz toda a verdade mas apenas a verdade que interessa a elite do poder hoje, aqueles que assassinaram inocentes, como Mário Kosel Filho e outros com o objetivo de instaurar a ditadura do proletariado.

Quando é que a Comissão da Verdade vai relatar toda a verdade do que aconteceu naquela época?

Recebi da Ouvidoria da Comissão da Verdade a seguinte resposta que comento no mesmo tes\xto:

De acordo com os exatos termos da Lei 12.558/2011, que instituiu a Comissão Nacional da Verdade, assim como com a fundamentação expressa em sua Exposição de Motivos, fica claro que a CNV encerra ciclo normativo iniciado em 1995, com a promulgação da Lei nº 9.140/1995, que textualmente reconhece a responsabilidade do Estado brasileiro, por seus agentes públicos, por graves violações à pessoa humana, tais como torturas, desaparecimentos forçados, assassinatos, etc.

Está expresso na lei 9.140/95: Art. 2º A aplicação das disposições desta Lei e todos os seus efeitos orientar-se-ão pelo princípio de reconciliação e de pacificação nacional, expresso na Lei nº 6.683, de 28 de agosto de 1979 - Lei de Anistia. Portanto o objetivo da lei é o de reconciliação e pacificação nacional e não o de caça às bruxas como tem sido feito até agora.

Neste sentido, à Comissão Nacional da Verdade somente cabe tratar de comportamentos consumados por agentes públicos, servidores militares e civis ou terceiros agindo em nome do Estado, que, comprometendo drasticamente o bom nome das instituições a que serviam, cometeram violações aos direitos fundamentais.

Os que se opuseram ao sistema ditatorial, nesse quadro, foram processados, julgados e condenados à luz da legislação em vigor e das instituições em funcionamento e em momento de notório comprometimento da independência dos poderes.

No meu entender, nos dois parágrafos acima, a ouvidoria da Comissão da Verdade reconhece a legitimidade do governo militar, ao afirmar que trata do comportamento daqueles que comprometeram drasticamente o nome das instituições a  que serviam. Não é isto que o PT faz hoje com toda a corrupção que institucionalizou no Brasil? Não está comprometendo o bom nome do executivo e do legislativo?

O segundo parágrafo reconhece que os que se opuseram ao regime forma processados e condenados à luz da legislação em vigor. Se assim o foram (e nem todos o foram), por que o pagamento de indenizações aos condenados por crimes de acordo com a legislação em vigor?

Portanto, na exata observância dos comandos legais, e a Democracia assim refulge, a Comissão Nacional da Verdade tem por escopo normativo expresso apurar as graves violações cometidas contra a pessoa humana pelo Estado brasileiro, por seus agentes públicos, a fim de que, nunca mais, nós, da geração presente, e todos os que venham das futuras gerações de brasileiras e brasileiros, consideremos que a truculência, a tortura, os desaparecimentos e os assassinatos sejam a solução para as nossas divergências.

Será que os crimes cometidos por opositores do regime, como o atentado ao aeroporto de Guararapes, as inúmeras  execuções sumárias e sem julgamento dos que se opunham às organizações terroristas, os justiçamentos, etc. também não foram uma forma truculenta de se solucionar nossas divergências?

Todos nós, que vivemos aquela época, e que estudam de forma séria a história contemporânea do Brasil, sabem que as organizações terroristas lutavam não pela democratização do Brasil, mas sim pela implementação de uma ditadura do proletariado nos moldes cubanos.

Como se era de esperar a Ouvidoria da Comissão Nacional da Verdade não respondeu ao meu questionamento com a verdade.

Andreia Figueira Minduca
Servidora
Ouvidoria da Comissão Nacional da Verdade

 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Até onde chegou o displante do PT. Censurar a Igreja!


Dias antes de a presidente Dilma ir a Petrópolis (RJ), em 25 de março, para missa em memória das vítimas das chuvas, assessores do Planalto estiveram com o bispo Dom Gregório Paixão. Eles queriam uma cópia do sermão que ele faria na cerimônia. Surpreso, Dom Gregório disse que não poderia atendê-los, pois nunca escreve suas homilias. Fonte: Blog do Noblat

Após várias tentativas de censurar a imprensa, o Supremo Tribunal Federal, etc. agora o PT tem o desplante de tentar censurar o sermão (homilia) de um bispo na missa que iria resar  para as vítimas da irresponsabilidade do governo.

Até quando vamos ficar inertes enquanto o PT conduz o Brasil a passos largos para uma ditadura da pior espécie.

Criticam a ditadura militar, mas o Brasil do PT em termos de cerceamento das liberdades democráticas tem tentado atos mil vezes piores.