sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pibinho do PT.

Brasil é o 24º país em crescimento econômico

Ronaldo D'Ercole, O Globo
O fraco desempenho da economia no primeiro trimestre fez com que o Brasil ficasse na 24ª posição entre as economias que mais cresceram no mundo neste início de ano, de acordo com ranking elaborado pela Austin Rating.
Entre os países latino-americanos, o Brasil superou o México (25º, com 1,8% de alta do PIB na comparação com o primeiro trimestre de 2013), mas está atrás do Peru, o sexto colocado, que teve expansão de 4,8%, e do Chile, o 18º, cuja economia avançou 2,6% no período.
O IBGE divulgou nesta sexta-feira que o PIB (soma de bens e serviços produzidos) do país teve crescimento de 0,2% de janeiro a março deste ano, na comparação com quatro trimestre de 2013, e de 1,9% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado

O Brasil parou de crescer, a inflação está de volta junto com os juros altos. O PT conseguiu falir a Petrobrás, nunca antes na história deste país tivemos tanta corrupção e impunidade no governo.

A saúde pública é um caso de polícia (se tivéssemos policia), segurança pública não existe, qualidade de educação cada dia pior. Transporte público? é uma lástima.

O PT está destruíndo o que levamos anos para construir. Não dá mais para continuar com este governo corrupto e incompetente. 

Nossa democracia também está sendo destruída pelo PT que impõe por decreto a ditadura do PT.

Temos que tirar esta máfia do poder.

FORA DILMA, E LEVE LULA E O PT COM VOCÊ.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O governo do PT está se lixando para o povo.


Entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil CONTINUA SENDO o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade;

- Os Estados Unidos, seguidos pela Austrália, Coréia do Sul e do Japão, são os países que melhor fazem aplicação dos tributos arrecadados, em termos de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos;

- O Brasil, com arrecadação altíssima e péssimo retorno desses valores, fica atrás, inclusive, de países da América do Sul, como Uruguai e Argentina. Fonte: IBPT 

Pagamos uma lata carga tributária e o retorno para o povo é o pior possível. 

Esta situação não pode continuar. Os impostos aumentam a cada dia. Hoje temos que trabalhar cinco meses no ano só para pagar impostos.

Em contrapartida a nossa saúde pública é uma tristeza, a qualidade da educação piora a olhos vistos, nosso trabalhador é transportado como gado para o abatedouro, a segurança pública inexiste.

É hora de darmos um basta.

FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT.




terça-feira, 27 de maio de 2014

Saúde não se faz com estádios de futebol


Estamos gastando rios de dinheiro com a Copa do Mundo. Muitos dizem que não adianta mais protestar, afinal de contas o dinheiro já foi gasto e o que tinha de ser roubado já foi roubado.

Isto é parcialmente verdadeiro. O que tinha de ser gasto já foi gasto, o que tinha de ser roubado já foi roubado e compete ao povo brasileiro pagar a conta através dos altos impostos.

Mas devemos continuar protestando. Temos que mostrar ao mundo que o Brasil não é só o pais do futebol e do Carnaval. Precisamos mostrar ao mundo que este não é um pais do pão e circo, nos preocupamos, e muito, com o bem estar social dos menos favorecidos.

É hora de dar um basta. É hora de tratarmos nossos problemas com mais seriedade. Não vamos varrer a sujeira para debaixo do tapete.

O povo brasileiro é um povo sério.

Chega de demagogia. Chega de pão e circo. Em outubro vamos votar na oposição.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Protestos contra a Copa



Os protestos contra a realização da Copa do Mundo no Brasil começam a ganhar contornos nas ruas do Rio, ainda de forma tímida, mas com desejo de crescer. Na principal via do Méier, a Dias da Cruz, desenhos criticando o evento ocupam parte do asfalto. A decoração anti-Copa foi feita neste domingo, segundo moradores, quando a rua fica fechada para lazer. Fonte: Globo

A imagem do Brasil no exterior tem que mudar, e esta Copa está sendo uma ótima oportunidade para isto. 

Não podemos continuar sendo vistos no exterior como o pais do futebol e do carnaval com mulheres nuas nos desfiles.

Queremos ser vistos como um povo sério que se preocupa com o bem estar social de nossos semelhantes.

Antes de Copa do Mundo queremos Saúde, Educação, Transporte público, Segurança, etc. no padrão FIFA. Chega de demagogia, de mentira, de irresponsabilidade.

Chega de pão e circo.

FORA DILMA, FORA PT, FORA LULA!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sugestão de Protesto durante a Copa



Navegando pela internet encontrei esta sugestão de protesto durante a Copa. A pessoa que pensou nisto está de parabéns. Pena que não sei o seu nome. Vamos aderir a esta forma de protesto ordeiro e pacífico, porém muito rficas.

"Eu acho que devemos fazer os dois: receber bem os turistas, que nada têm a ver com as nossas escolhas políticas e protestar. 

Se o PT está no poder é porque não fizemos nossa parte direito. Eu mesma já anulei meu voto e acabei favorecendo esses bandidos. Hoje já estou mais consciente que anular voto ou votar em branco só vai beneficiar essa corja que se alojou em Brasília. 

Conheço muita gente que nas últimas eleições foi viajar. E todos sabemos que os 'Petistas de Carteirinha' fazem questão de votar. Então, também somos responsáveis por esses desmandos que estão acontecendo. 

Eu não pretendo sair de casa nos dias de jogos, mas se estiver na rua e um 'gringo' precisar de ajuda, vou ajudar da melhor forma, afinal, esse governo não me representa, então não preciso ser mal educada com quem vem conhecer meu país. E se no final esses turistas deixarem algum dinheiro nos negócios dos micro e pequenos empresários, acho válido. 

E também vou protestar. Não fazendo barulho, nem quebrando patrimônio público ou privado, nem vaiando... Vou usar o mesmo protesto que o PT usou quando quis expulsar o Collor - usar o verde e amarelo com um tarja preta bem grande, pra deixar claro que eu apoio e amo o Brasil, mas não apoio esse governo que está aí! 

Aliás, seria bem interessante, mudarmos a forma de protesto. Já imaginaram o país todo verde, amarelo e preto? O que o governo vai dizer? Que isso é coisa da 'Elite', sendo que eles mesmos deram essa ideia anos atrás? Um protesto silencioso, mas por isso mesmo muito mais incômodo.

Com a tal Lei da Copa, os protestos serão reprimidos e até nos ameaçam com a prisão. O que farão num caso desses? Mas acho que o máximo seria se todos se unirem para protestar de forma organizada: os que forem ao jogo de abertura, levantem e fiquem de costas quando a Presidanta ou qualquer outro representante 'oficial' se pronunciar. Sem barulho, sem aviso, apenas de costas, numa clara demonstração de repúdio; os que quiserem assistir aos jogos, se reúnam e assistam juntos, num aparelho só - nada de deixar milhares de televisores ligados, dando audiência pra emissoras e patrocinadores; eu ia sugerir também comprar uma cerveja que não seja da Ambev (Skol. Brahma, Antarctica, Bohemia, Original, Polar e Serramalte), mas essa vai ser difícil. 

'Tô sonhando? Pode ser, mas que seria engraçado ver esse caroço na garganta do governo, seria."

sábado, 17 de maio de 2014

Mentira do PT sobre Universidades criadas por Lula / Dilma



Tirei de um Site Petralha o seguinte Post:
Universidades criadas durante o governo Lula/Dilma (PT) 18
Universidade Federal do ABC (UFABC) 
Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA) 
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) 
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 
(UFVJM) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) 
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 
Universidade Federal do Cariri (UFCA) 
Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) 
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) 
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) 
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) 
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) 
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) 
Universidade Federal do Tocantins (UFT) 
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) 
Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab)

Vejam até onde vai a mentira do PT para dizer que fizeram alguma coisa:
Universidade Federal do ABC (UFABC) - Esta realmente foi criada do Zero pelo governo Petralha.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA) -Veja o que diz a lei que transformou a Faculdade em Universidade - autorizada a instituição da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - FUFCSPA, por transformação da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - FFFCMPA, criada por meio da Lei no 6.891, de 11 de dezembro de 1980.
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) -A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, foi fundada no dia 03 de abril de 1914 - Lula nem tinha nascido e já criou uma faculdade.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Continuando com sua precocidade Lula, com nove anos de idade "cria" uma universidade -Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, fundada em 1953
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Cronologia desta universidade -1953- Fundação da Faculdade de Odontologia de Diamantina (30/09/1953) 1954- Início do curso de Bacharelado em Odontologia 1960- Federalização: Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) 1997 - Criação do segundo curso de graduação: Bacharelado em Enfermagem 2002 - Transformação em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) com a criação de seis novos cursos (Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Outra que Lula "criou" antes de nascer -A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A Instituição não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Inaugurado em 20 de dezembro de 1970, o então Centro Pedagógico de Dourados da UFMS, que inicialmente deveria abrigar o curso de Agronomia, começou a funcionar em fevereiro de 1971, promovendo o primeiro vestibular para os cursos de Letras e Estudos Sociais (Licenciatura Curta). As aulas tiveram início em abril e o Centro contava com 10 (dez) professores.
Universidade Federal do Cariri - 1o Fica criada a Universidade Federal do Cariri - UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará - UFC, criada pela Lei no 2.373, em 16 de dezembro de 1954

Poderia continuar com cada uma das universidades da lista, mas acho que já é o suficiente para demonstrar a mentira do PT.

Desculpe o transtorno - Estamos mudando o Brasil


O Mito das Universidades Públicas na era PT

Pouco antes de encerrar seu mandato em 2010, Lula declarou “[...] não tenho curso superior, mas fui o presidente que mais abriu universidade no Brasil”. Este boato vem sendo propagado e aumentado ao longo do tempo, sendo que algumas declarações inclusive de lideranças do PT, afirmam que Fernando Henrique Cardoso não teria criado NENHUMA universidade enquanto Presidente da República, o que não passa de uma mentira grosseira. 
 
Os números do acesso à universidade comprovam a desonestidade deste boato. Segundo o Censo da Educação Superior do INEP, de 1995 a 2002 (FHC) o número de matrículas em instituições federais cresceu 44,65%, contra contra 20,97% dos seis primeiros anos do Governo Lula (de 2002 a 2008). Durante o governo de FHC, ocrescimento no número total de matrículas no ensino superior também foi mais alto, 109,50% ante 45,98% do Governo Lula. 

Outra questão a ser esclarecida neste caso, é que grande parte das instituições que Lula afirma ter "criado" são na verdade, desmembramentos e fusões de Universidades já existentes. Segundo o relatório Uma Nota técnica sobre a criação de Universidades por categoria administrativa e Gestão Política nos Governos de FHC foram criadas 16 universidades no país, ante 17 "criadas" por Lula. 

Os números comprovam que o discurso de Lula e do PT é MENTIROSO ainda mais se formos considerar que momentos diferentes da história do país e das circunstâncias econômicas não nos permite uma comparação justa. O governo Lula, reconhecidamente ampliou a oferta do Ensino Técnico no país, mas a que custo? Especialmente no caso dos Institutos, a política de expansão adotada pelo PT é bastante questionável. Ora, se há um caminho para a educação superior no país, com certeza não é erguendo escolas sem a devida preocupação com a qualidade e com as condições de funcionamento, e foi isto que o PT fez. E o resultado disso aí está: universidades brasileiras perdendo posições nos rankings internacionais de qualidade, greves generalizadas por todo país, baixo desempenho em pesquisa científica e o aumento de notícias que colocam nossas instituições de ensino superior nas páginas policiais.

O PT tem sua parcela de colaboração na expansão do ensino superior do país, sim. Agora, dizer que governos anteriores nada fizeram pelas Universidades Públicas no Brasil é uma mentira das mais grosseiras! O povo do "nunca antes na história desse país" deveria pesquisar ou ser mais honesto antes de sair repetindo qualquer bobagem que ouve falar por aí...

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dilma recebida com vaias no Nordeste

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada logo que chegou a João Pessoa (PB) nesta sexta-feira. Cerca de 200 manifestantes, entre eles servidores estaduais, professores das instituições federais de ensino e indígenas, receberam a presidente com vaias, faixas e cartazes na porta de uma casa de shows da capital paraibana, onde foi realizada a cerimônia de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Professores protestaram por melhores salários. A categoria está em greve desde março. Já os servidores estaduais, beneficiados com apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, reclamam das péssimas condições em que as moradias foram entregues. Ainda nesta sexta, Dilma também entregou casas populares em Teresina, Piauí. 
O Nordeste é o território eleitoral de Dilma. É com o Nordeste e com o Norte do Brasil que Dilma conta para se reeleger.

Mas Dilma abandonou o povo, principalmente seus eleitores. Absolutamente nada foi feito durante o seu governo.

A preocupação de Dilma e do PT é de  se manter no poder custe o que custar. Obras importantes para o Nordeste estão abandonadas, entregues às moscas.

A transposição do Rio São Francisco, a refinaria que seria construída em Pernambuco em sociedade com a Venezuela, estrada de ferro etc.

Além disto as necessidades básicas da população como saúde e educação não são atendidas.

Precisamos mudar, e mudar já. Fora Dilma, Fora Lula, Fora PT.

terça-feira, 6 de maio de 2014

100% Oposição

Transcrito: Blog do Coronel

Não pensem os peemedebistas, pepistas, pedetistas, trabalhistas e outros adesistas que esta será uma eleição igual a tantas outras. Não será. A velha política será dizimada pelo novo eleitor que foi às ruas, voltou para casa quando os protestos descambaram para a violência e que, sem dúvida alguma, jamais será o mesmo. Para este eleitor, o “diz-me com quem andas que te direi quem és” será um dos mais, senão o mais importante fator de escolha.

O PT, arrastado na lama do Mensalão e na podridão da Petrobras, não será boa companhia. Será uma marca de identificação do que existe de mais corrupto na política do pais. Basta fazer um passeio pelas redes sociais para ver que, mesmo pagando uma militância virtual treinada para a guerra suja em eventos patrocinados com dinheiro público, o PT não consegue sobrepor-se à voz espontânea que brota das avenidas digitais. Uma voz que vira coro ao denunciar a corrupção e que se transforma em estrepitosa vaia diante das mentiras oficiais.

Das redes sociais está brotando uma campanha de esclarecimento ao eleitor que será devastadora. Ela mostra que o PT não é o único câncer da política brasileira. Esta sofisticada organização criminosa só apodrece a nação por dentro porque tem o apoio de deputados federais e senadores do PMDB, PDT, PTB, PSD, PP, PR, PRB, PROS e tantos outros partidos da base alugada. O PT só corrompe porque encontra um deputado federal ou um senador a quem corromper.A quem comprar. A quem pagar a peso de ouro. E são estes deputados federais e senadores que formam o Congresso Nacional, que é onde se aprovam as leis.  

Hoje, no Congresso Nacional, não existe base aliada. Existe base alugada. Não existe mais Estado. Existe um grande e corrupto loteamento que está empobrecendo o país. Por isso, em cada confim deste país, haverá alguém para mostrar que o deputado federal tal ou o senador tal, do partido tal, é aliado do José Dirceu, do José Genoino, do José Sérgio Gabrielli, do Nestor Cerveró e de tantos outros que, se ainda não estão presos, deveriam.

Este Blog está lançando a campanha “100% Oposição”. A ideia é simples e sem mistério, bem ao gosto do eleitor mais singelo, que é a média do eleitor nacional. O objetivo é orientar os brasileiros a votarem “100% Oposição”. Não dá para votar apenas no Presidente e no Governador da Oposição e, depois, “votar na pessoa”. Senador e deputado federal que apoia o governo lá em Brasília não é “boa pessoa”.

Não dá mais para aceitar que, no plano nacional, onde estamos sendo roubados como nunca, os deputados federais e senadores do PMDB, PDT, PTB, PSD, PP, PR, PRB, PROS e demais apoiem a Dilma e sejam vassalos do PT em troca de cargos e benefícios dos mais escusos. E que nos estados queiram posar de oposição. Não são. Eleitor de Oposição é “100% Oposição”. Vamos mudar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Vamos separar o joio do trigo sem deixar um só fisiológico para semente.

O Brasil está acabando com a Petrobrás

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mensagem do povo venezuelano ao povo brasileiro




sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Povo não quer mais saber de demagogia


Devagarinho, os políticos vão conseguindo transformar o povo numa espécie de  cão enraivecido. Nos protestos de junho de 2013, parou de abanar o rabo. Na festa de 1º de Maio de CUT, começou a morder.
Um grupo de petistas ousou intrometer-se entre a plateia e as atrações musicais. Ouviram-se vaias. Latas, garrafas e bolas de papel voaram em direção ao palco. Fernando Haddad saiu de fininho. Ricardo Berzoini, Alexandre Padilha e Eduardo Suplicy passaram pelo microfone com a velocidade de um raio. Ficou entendido que a companheirada prefere ouvir música.  queria ouvir música, não lero-lero.
O povo não quer mais saber das mentiras e demagogias pregadas pelos políticos do PT. 
As mentiras do PT já não colam mais. A inflação está aí corroendo o salário do trabalhador, os juros estão cada dia mais altos. Dilma promete reduzir a tarifa de energia elétrica, mas o povo só vê aumento.
As obras do governo, como a transposição do São Francisco estão paralisadas.
Chega de mentira, corrupção e demagogia.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

As inverdades do discurso de Dilma Rousseff.


Quando é que o PT vai aprender a falar a verdade?

Veja abaixo uma análise dos principais trechos do pronunciamento da presidente.

Inflação

Discurso – "Em alguns períodos do ano, sei que têm ocorrido aumentos localizados de preço, em especial dos alimentos. E esses aumentos causam incômodo às famílias, mas são temporários e, na maioria das vezes, motivados por fatores climáticos. Posso garantir a vocês que a inflação continuará rigorosamente sob controle, mas não podemos aceitar o uso político da inflação por aqueles que defendem 'o quanto pior, melhor'. Temos credibilidade política para dizer isso. Nos últimos 11 anos, tivemos o mais longo período de inflação baixa da história brasileira."

Não é bem assim – De fato, entre 2003 e 2014, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está, em média, abaixo do que foi apurado nos onze anos imediatamente anteriores — afinal, o Plano Real e seus pilares foram implementados a partir de 1994, período em que a inflação ultrapassava 1.000% ao ano. Eliminar uma doença econômica que afligiu o país durante décadas consumiu anos da administração de Fernando Henrique Cardoso. Com a chegada do governo Lula e a manutenção da política fiscal desenhada pelo time de FHC, o IPCA conseguiu ficar, durante três anos, abaixo do centro da meta de 4,5% ao ano. Contudo, desde a chegada de Dilma ao Planalto, o índice se manteve mais próximo do teto da meta, de 6,5%, passando a mensagem ao mercado de que os 4,5% deixaram de ser o porcentual perseguido pela equipe econômica. Em 2014, economistas consultados pelo Banco Central já preveem que o IPCA terminará acima da meta. Para tentar frear a disparada dos preços, o governo Dilma lançou mão de expedientes nada ortodoxos, proibindo o aumento do preço da gasolina e forçando a redução do preço da energia. O preço pago pelo país é caro e a Petrobras é o maior exemplo disso: a estatal passa por situação financeira delicada, com endividamento acima de 200 milhões de reais. 

Contas públicas

Discurso – "Meu governo também será sempre o governo do crescimento com estabilidade, do controle rigoroso da inflação e da administração correta das contas públicas."

Não é bem assim – A presidente não só fez uma afirmação incorreta, como também ignorou todas as consequências decorrentes justamente do aumento da gastança pública. Exemplo disso é o rebaixamento da nota do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s. A agência relatou a deterioração fiscal como fator preponderante para o rebaixamento. O resultado primário divulgado pelo Tesouro Nacional nesta quarta-feira resume bem a situação: a economia do governo para pagar os juros da dívida em março deste ano é a mais baixa desde junho de 2009 — período em que o mundo assimilava o impacto de uma crise financeira sem precedentes. Hoje, não há a desculpa da crise. Mas os indicadores estão convergindo cada vez mais para os parâmetros daquele ano, quando a economia brasileira teve contração de 0,6%. No acumulado de 2013, o Brasil teve o pior superávit primário dos últimos 12 anos.

Conta de luz

Discurso — A tarifa de luz, por exemplo, teve a maior redução da história. A seca baixou o nível dos reservatórios e tivemos de acionar as termoelétricas, o que aumentou muito as despesas. Imaginem se nós não tivéssemos baixado as tarifas de energia em 2013. Os investimentos que fizemos em geração e transmissão de energia permitem hoje ao Brasil superar as dificuldades momentâneas, mantendo a política de tarifas baixas.

Não é bem assim — A redução de cerca de 20% na conta de luz anunciada no final de 2012 já começa a ser revertida por meio dos reajustes tarifários autorizados pelo governo às distribuidoras. Desde o início de abril, reajustes de mais de 15% foram anunciados para os consumidores das elétricas Celpe, Cemig, Coelce, AES Sul, Coelba, Cemat e CPFL Paulista. A presidente reclamou dos gastos com as termelétricas e disse que o custo seria maior para a população se ela não interferisse no setor para reduzir as tarifas. Neste caso, os fatos foram ligeiramente distorcidos. Afinal, parte da necessidade de uso das térmicas se deve ao fato de o governo ter antecipado o fim dos contratos com as empresas do setor como forma de permitir o corte na conta de luz. A antecipação forçada não contou com a adesão de todas as empresas. As que não ‘fecharam’ com o governo, deixaram de fornecer ao sistema — o que aumentou a necessidade de uso das térmicas. E quem paga essa conta é o consumidor, por meio de reajustes anuais, e o contribuinte — afinal, parte da conta das termelétricas é bancada pelo Tesouro.

Mobilidade urbana

Discurso – “O pacto pela mobilidade urbana está investindo 143 bilhões de reais, o que permite a implantação de metrôs, veículos leves sobre trilhos, monotrilhos, BRTs, corredores de ônibus e trens urbanos. Com isso, estamos melhorando o sistema viário e o transporte coletivo público nas cidades brasileiras.”

Não é bem assim – A presidente exaltou o total de investimento do seu governo, porém, a rubrica específica de mobilidade urbana do PAC 2 aponta que somente 2% das 253 obras previstas saíram do papel. 

Reforma política

Discurso – "Além de acelerar as ações desses pactos é preciso agora, sobretudo, tornar realidade o pacto da reforma política. Sem uma reforma política profunda, que modifique as práticas políticas no nosso país, não teremos condições de construir a sociedade do futuro que todos almejamos."

Não é bem assim – Dilma foi assertiva nesta quarta-feira: "Vocês lembram dos pactos que nós firmamos, após as manifestações de junho". Ela lembra? Fragilizada pelos protestos de 2013, o que Dilma primeiro prometeu foi um "grande pacto" pela "melhoria dos serviços públicos", que procuraria firmar, não com os "trabalhadores e trabalhadoras" a quem se dirigia, mas com quem de fato pode fazer alguma coisa pelos serviços públicos, em particular "governadores e prefeitos das grandes cidades". Quanto a "oxigenar o nosso velho sistema político", Dilma disse que iria "contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política". Dias depois, fez o contrário: em novo pronunciamento, anunciou seu "pacto da reforma política", defendendo uma Constituinte oportunista, e acabou jogando a crise no colo do Congresso, onde a proposta foi barrada. A verdade é que nunca existiu tal pacto. E por uma razão bastante simples: até partidos da base aliada resistem a um acordo que, a pretexto de "construir a sociedade do futuro", abre caminho para a aprovação de medidas que apenas reforçam o cacife eleitoral dos governantes de turno. "Pacto da reforma política" é a senha para as investidas do PT.