domingo, 4 de julho de 2010

A Visão do Leitor



FUTEBOL X PATRIOTISMO

Patriotismo é uma palavra que representa amar a pátria servindo-a.
.
Ocorre que nós ouvimos muito a utilização deste termo "ser patriota", quando um time de futebol selecionado de jogadores nacionalizados do Brasil, compete um campeonato mundial.
.
Acontece que torcer por time de futebol em nome do patriotismo representa nada mais, nada menos, do que uma hipocrisia, pois vai de contrário ao significado de patriotismo, quando torcer por time de futebol não significa servir a pátria.
.
Por exemplo, nós que amamos realmente a pátria, devemos buscar servir através da cidadania.
.
Quantas pessoas conhecemos que exercem cidadania durante períodos fora de Copa do Mundo, que buscam melhorar alguma situação para a pátria?
.
Muito pelo contrário, quando não se tem o assunto futebol, grande parte de pessoas são omissas ao que acontece na pátria que dizem amar durante a Copa.
.
Agrava-se muito, quando fora desta época de campeonato mundial é raridade ou quase impossível, ver a disponibilidade em venda de bandeiras ou um indivíduo que se diz "patriota" adquirir uma bandeira para afixação em seu carro por exemplo, como fazem durante a Copa.

Ora, como pode tal hipocrisia ser confundida ou comparada com patriotismo?

Guilherme Neves
.
E o pior, Guilherme, é que nossos políticos querem transformas as eleições em um acontecimento como uma partida de futebol.
.
Com as pesquisas querem dizer, vote neste ou naquele candidato porque pelas pesquisas e ele ou ela quem vai ganhar.
.
Não se discute programa de governo. Não se discute um meio para acabar com a corrupção e a falta de ética na vida pública.
.
Só se tenta comparar este governo com o governo anterior, como para dizer, o meu time joga melhor que o seu.
.
Disciminam a idéia impatriótica do voto útil, ou seja, se você votar no candidato "A" que as pesquisas indicam que está atrás do candidato "B" você vai "perder" o seu voto. Você não vai "ganhar" na política neste ano.
.
Devemos votar não de acordo com as pesquisas eleitorais e sim com nossas convicções. Devemos votar naqueles que achamos que vão trabalhar pelo Brasil.
.
Patriotismo é isto. Votar com consciência e não pelo fato de estarmos recebendo uma bolsa família ou algum outro tipo de benefício do governo.
.
Enquanto não agirmos com patriotismo não teremos uma Brasil com justiça social para todos nem viveremos num verdadeiro Estado Democrático de Direito.

Um comentário:

Marc disse...

Existe coisa mais absurda do que "perder o voto"? Cadê a consciencia, a cidadania e o discernimento do eleitor? Tem que votar em quem se acredita, independentemene da posibilidade de ganho ou perda. É a maldição das pesquisas eleitorais, que faz com a que os eleitores votem em quem elas indicam, para não "perder o voto".
Perde o eleitor, perde a democracia e perde o país. É por isso que tem tanto bandido aboletado no poder e se lixando para o eleitor.
Patriotadas tipo Copa e patriotismo são coisas diferentes; no dia em que os cidadãos acordarem para o fato que ser brasileiro é para sempre e não de quatro em quatro anos, talvez as coisas melhorem.