sábado, 6 de junho de 2009

A Visão do Leitor

Clauber disse...

Laguardia - perguntou a Petrobras: "A Petrobrás tem noticiado que agora o Brasil é auto suficiente em Petróleo. Se isto é verdade por que é que importamos petróleo?"

A Petrobras respondeu: "

Laguardia,
A Petrobras exporta e importa petróleo para compor as misturas que cada uma de suas refinarias precisa."

Deseja mais informações?

Clauber - Foi muito oportuno o seu domentário. Desejo sim muita informações a mais de perguntas que fiz no site da Petrobrás e não obtive resposta, pois as perguntas foram moderadas e retiradas, como era de se esperar. O site é um engodo.
Uma pergunta que fiz e tive resposta foi a que você citou e a seguinte:
laguardia Disse:

Como a Petrobrás é uma empresa do povo brasileiro, por que as perguntas dos sócios da empresa (o povo brasileiro) precisa de moderação?

  • Fatos e Dados Petrobras Disse:

    Laguardia,
    A moderação busca evitar a publicação de conteúdos ofensivos ou desassociados do tema do site.
    Reafirmamos a disposição da Petrobras para o diálogo com a sociedade.

Como você pode ver, a Petrobrás diz que modera os comentários para que as pergunta sejam associadas ao tema do site. Postei mais uma cinco pergunta e nenhuma delas foi respondida.

Por outro lado, todos os comentários favoráveis a Petrobrás, mesmo que não relacionados ao tema do site foram publicados. Aliás entre os comentários não há nenhuma crítica.

Clauber pergunta se desejo mais informações. A resposta é positiva. Desejo a resposta às perguntas que fiz e que a Petrobrás moderou e não respondeu.

São elas:

1. Na resposta ao programa do a Petrobrás diz que 30% dos contratos são sem licitação. A pergunta que fiz é com quais empresas a Petrobrás mantêm contratos sem licitação e para que tipos de serviços.

2. Perguntei também sobre o preço que é praticado pela Petrobrás para o litro de gasolina na porta da refinaria, isto é sem os impostos que incidem sobre o combustível. O objetivo desta pergunta é para comparar com os preços do litro da gasolina em outros países como Angola, Argentina, Estados Unidos e Venezuela.

3. Perguntei também cobre o contrato com a Trevisan, para qual tipo de serviço, se foi feita licitação (posteriormente vi que a Petrobrás respondeu esta parte da pergunta para O Globo), e quais as empresas participaram da licitação, esta parte não foi respondida.


E outra coisa que notei é se uso outro nome a minha pergunta aparece como aguardando moderação, se uso laguardia é completamente ignorada.

Portanto com base no que disse acima não acredito na transparência da empresa. Só o fato de ter moderação e não publicar críticas já é uma prova da má fé da Petrobrás.

2 comentários:

Anônimo disse...

Laguardia, você como profissional de RH acredita sinceramente que uma empresa desse porte pode realmente responder a qualquer pessoa (e olha que somos muitos milhões) sobre todos esses detalhes da rotina da empresa? Se a empresa NÂO responder à algum jornalista ou à CPI, isso certamente se constituiria como uma grave falta de transparência. Mas se ela responder a todas as tuas perguntas (e por conseguinte de todos os milhões de curiosos) nesse nível de detalhe, isso se constituiria como irresponsabilidade e falta do que fazer.

Laguardia disse...

Anônimo

Se ela não pode fazer isto, então que não se comprometesse a fazê-lo. Como profissional de RH uma das primeira coisas que aprendi é que as partes interessadas, ou seja sócios, funcionários, fornecedores, clientes, o público, autoridades, etc. têm que ser tratdos com respeito e dignidade e que não se pode propor fazer uma ação que não pode ser cumprida.

Quando a Petrobrás se dispõe a dialogar com a sociedade através de um Blog, ela tem que se adequar tecnicamente para isto. Se ela não o faz é porque seus dirigentes são incompetentes e não planejaram a ação adequadamente.

Outra coisa é que quando se dispõe a ser transparente através de um blog, não se pode exercer moderação em que só elogios a empresa são publicados e críticas não.

Em resumo falta de responsabilidade é se ter um blog para dialogar com a sociedade e não o fazer com dignidade.