quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Brincando com assunto sério

Em nossa cultura brasileira costumamos fazer piada e rir das coisas mais tristes e mais trágicas.
.
Isto me leva a pensar se este traço cultura, que tem seu lado bom, também tem seu lado negativo.
.
O lado positivo é que através das piadas e das brincadeiras estamos enviando uma mensagem. Como por exemplo a caricatura acima de Sponhoz que chama a atenção para o fato de que Lula abriu mão de nossa soberania ao permitir que Manuel Zelaya transformasse a embaixada do Brasil em um domínio próprio seu, de onde pode livremente pregar o fim do Estado Democrático de Direito em Honduras.
.
O lado negativo é que acabamos levando as coisas séria na brincadeira e elas acabam ficando por isto mesmo e nunca se acertam.
.
Exemplos disto são os inúmeros escândalos não resolvidos, o Mensalão, o dinheiro carregado na cueca, o dossiê falso, o dossiê preparado por Dilma Rousseff contra FHC, o caso dos cartões corporativos, o caso Reanan Calheiros, o caso da Petrobrás, o caso de José Sarney, o poder de destruição do MST e quantos mais.
.
Em vez de externarmos nossa indignação fazemos piada e rimos e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes.

3 comentários:

Cachorro Louco disse...

Laguardia: Talvez este seja um dos piores traços da cultura brasileira ,pois deixa margem a quew se faça coisas absurdas que depois são esquecidas sem punição ,e às vezes até tratadas com certa condescendência.Abraços

Airton Leitão disse...

Laguardia,
Todos esses exemplos que você dá de casos escabrosos não resolvidos resultam da realidade daquela célebre frase de Pelé, tão debochada por muitos até hoje: "O povo brasileiro não sabe votar".
O Governo compra a maioria com liberação de verbas de emendas ao Orçamento, dá empregos públicos e o povo ceramente vai reconduzir a maioria da "base aliada" que não deixa nada ser apurado.
Mesmo assim, vamos continuar gritando nos blogs.
Eu continuarei!!!

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

Laguardia, Todo e qualquer país da chamada "AMERICA LATRINA" deita e rola com o MAROLHINHA. Com referencia ao Zelaya, os custos da hospedagem brasileira, estará sendo paga por todos nós. (O INDIGNADO)