segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Informações truncadas de nossa imprensa


A imprensa brasileira continua dando informações truncadas com relação a crise em Honduras. Talvez por não procurar entender bem o que está em espanhol, ou talvez por não aplicar o devido rigor na transmissão da notícia.
.
Alguns jornais têm dito que o presidente Micheletti está disposto a renunciar ou mesmo restituir Zelaya ao poder. O que não é a verdade dos fatos.
.
Num trecho de sua fala, publicada em El Heraldo, "El presidente reiteró su disposición a renunciar al cargo y traspasar el mando a una tercera persona, en este caso el presidente del Congreso Nacional José Alfredo Saavedra, siempre y cuando Zelaya también renuncie a sus aspiraciones y con el compromiso de apoyar el proceso electoral del 29 de noviembre con decisiones firmes y contundentes". O que Micheletti diz é que está disposto a renunciar ao cargo e passa-lo ao presidente do Congresso Nacional, José Alfredo Saavedra, caso Zelaya também renuncie a suas aspirações de retornar a presidência e que se proponha a apoiar o resultado das eleições de 29 de Novembro.
.
Ainda segundo Micheletti a restauração de Zelaya não compete ao poder executivo. Esta é uma decisão que compete ao poder Judiciário. Portanto não procede a notícia de nossos jornais segundo as quais o governo de Honduras já estaria falando na reintegração de Zelaya.
.
Micheletti diz ainda que 90% dos hondurenhos NÃO querem a volta de Zelaya.
.
Parece que não é só Lula e seus partidários que têm preguiça de ler e entender o que está escrito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é por preguiça que não lêem certo, exatamente o que está escrito. É por má fá, mesmo. Mau caratismo puro. O afá de babar o Governo Lula que tomou conta dos jornalões e da maior parte dos jornalistas que neles trabalham. Digo "a maior parte" porque sei que ainda restam alguns que procuram trabalhar certo, sem babaovismo (puxa, quase saia obamismo. Que fazer, se são palavras tão parecidas?

"Política sem medo" disse...

Eu tambem acho Laguardia que e ma fe sim. Todo mundo entende perfeitamente o espanhol. E so passar a noticia sem traducao. Imagine se eles deixariam de apimentar as noticias de Honduras puxando para o lado que lula gosta. Jamais a comecar pelas manchetes as noticias ja sao deturpadas. Um abraco.