sábado, 9 de abril de 2011

Adib Jatene e a Saúde Pública

A senhora não vai priorizar a saúde porque não tem de onde tirar o dinheiro necessário. Adib Jatene, ex-ministro da Saúde, em conversa com Dilma

O Dr. Adib Jatene que me perdoe mas discordo dele quando afirma que Dilma Rousseff não vai priorizar a saúde porque não tem de onde tirar dinheiro.

Tem sim. 

Quanto é que o governo federal gasta com os seguintes itens, que são menos importantes do que a situação da saúde pública no Brasil:

1. Salários e benefícios dos parlamentares - Era necessário um aumento de mais de 60% para os parlamentares? Era necessário um aumento de mais de 100% para a presidente da república e seus ministros? Estes recursos não poderiam ser canalizados para a saúde pública?

2. Os gastos com cartões corporativos, que aumentaram substancialmente de um ano para o outro sem que haja a transparência devida, não poderiam ser bem menores e estes recursos transferidos para a saúde pública?

3. O dinheiro desviado em corrupção não poderia ser canalizado para a saúde pública?

4. Os recursos gastos com a manutenção dos palácios governamentais em Brasília, com o luxo dos aviões presidenciais etc não poderiam ser canalizados para a saúde pública?

5. Os recursos que o Brasil vai gastar aumentando em três vezes o que paga pela energia comprada do Paraguai, memso que o contrato não determine isto, não poderiam ser canalizados para a saúde pública?

6. Some-se o dinheiro gasto com os mensalões, com as emendas parlamentares para garantir ao governo um cordão de puxa sacos, some-se o dinheiro do luxo dos nossos prédios públicos, palácios, residências oficiais etc. e empregue-os na melhoria do sistema público de saúde.

Será que um país como o Brasil, com tanta pobreza e miséria, pode se dar ao luxo de manter um legislativo com mais de 500 representantes, sem falar em todos os assessores e apadrinhados, de manter o luxo da presidência da república e outros gastos supérfluos?

Não Dr. Jatene. Não faltam recursos. Falta vontade política e sobretudo falta vergonha na cara de nossos políticos.

Um comentário:

Marc disse...

E quanto o governo gasta com publicidade, para nos fazer acreditar que vivemos no melhor dos mundos?