segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Charles Fabiano da Silva - Um herói esquecido


No final de 1988, durante  uma operação militar para a desocupação da Usina da Volta Redonda, tomada por operários em greve, três operários perderam a vida.

Um monumento foi erigido em sua homenagem em Volta Redonda. Este monumento foi destruído horas de pois de sua inauguração por um atentado terrorista. 

O Brasil passava por período de campanha eleitoral para a primeira eleição direta para presidente de pois de muitos anos. Luiz Inácio Lula da Silva se candidatava pela primeira vez a presidência da república.

No dia 25 de Maio de 1989 o soldado do exército Charles Fabiano da Silva e um outro soldado trabalhavam com sentinelas na cidade de Volta Redonda. Charles era de Barra Mansa.

O dia 25 de maio não era o dia para Charles estar de serviço. Ele estava escalado para o sábado. Desejoso de ir ver a namorada no fim de semana, trocou a escala de serviço com um outro soldado.

Durante a noite Charles Fabiano e seu colega foram atacados por homens armados que pretendiam roubar suas armas. O colega de Charles abandonou sua arma e seu posto.

Charles não. Imbuído de seu dever e de sua honra lutou bravamente para preservar seu posto e seu armamento. Recebeu uma rajada de nove tiros, vindo a falecer durante a madrugada.

Um militar morto no cumprimento de seu dever. Hoje esquecido. Existe um monumento para operários que morreram lutando contra autoridades que buscavam fazer cumprir as leis e a constituição do Brasil.

Não existe nenhum monumento para Charles Fabiano Silva, morto covardemente, defendendo a lei e a ordem no Brasil.

Que país é este que homenageia aqueles que desafiam a lei e ignoram aqueles que cumprem o seu dever?

Nossa homenagem a mais este herói brasileiro que deu sua vida pela pátria e não tem o reconhecimento merecido de seus concidadãos.

2 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Laguardia,

Estamos repassando para você este comentário:

Amigos do IPCO,

A questão é si tem maior profundidade. Não somos contra os homossexuais, são pessoas e como tais devem ser tratadas e respeitadas.

Convivemos em sociedade, somos contra a homossexualidade e suas influências negativas para educação dos nossos adolescentes e jovens.

No particular dessa mácula na história brasileira, de uma senadora da república que não tem capacidades intelectuais ou morais para o exercício de tão revelante míster, de ocupar um elevado cargo no senado na república para obter votos e conseguir eleições no estado de São Paulo.

Que empregando termos chulos para convencimentos e sabidamente de costumes vulgares, como no caso do ¨Relaxe e Goze¨conforme expressão dirigida ao reporte numa confusão que provocou num aeroporto a pouco tempos atras.

Também confundir homoafetividade com relações homossexuais, de formas intempestivas quando ocupa a tribuna e tratando os brasileiros de trouxas e idiotas.

Todavia, para os leitores e demais amigos do IPCO, o nosso trabalho e os nossos comentários. Que embora repletos de falhas, de erros e demais dificuldades manifestas e escritas, da nossa pouca experiência em computação e informática, das nossas diversas limitações, mas para todos um legado de amor pelas causas que abraçamos, sobretudo pelo nosso Blog Brasil Republicano, neste momento singular da História Brasileira quando precisamos desarticular o Foro de São Paulo, para que este não derrote às instituições brasileiras e à nossa liberdade.

Att. Madeiro.

sicário disse...

Laguardia...

Parabéns pela postagem e pela lembrança.
A foto do sd. Kozel no canto superior direito de teu blog e teu texto são os monumentos em homenagem a Charles e Kozel.
A memória, a lembrança são monumentos que não podem e não serão destruídos.

abs.