sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Visão do Leitor

REFLEXÃO
 Às vezes, quando ando pelas ruas, encontro pessoas jogadas, entregues à própria sorte: alguns usuários de drogas, alcoólatras, que necessitam urgentemente da ação do governo, com aberturas de clínicas especializadas, principalmente no combate ao uso do crack, que está acabando com a nossa juventude. 

Outros portadores de problemas mentais ou que se tornam reféns desses problemas após tantos tempo de mendigar pelas ruas. 

Meu Deus, que país e esse? Não estou me referindo a bandidos, ladrões. 

Falo de seres humanos, que circulam entre nós, deitados embaixo de marquises com fome e frio! O governo fala em PAC. 

Aumentaram seus salários absurdamente. Dilma diz que a prioridade é acabar com a pobreza. Mas as pobrezas são várias: como desses irmãos pobres de espírito, perdidos em suas vidas. 

Sei que existe aqui em Belo Horizonte um serviço de abordagem de morador de rua, mas é paliativo. Há também os serviços prestados pelos Cersans, falhos também. Ainda há muito o que fazer pela reforma antimanicomial. Quem sabe, em vez do tradicional desfile no dia 18 de maio na avenida Afonso Pena pela luta antimanicomial, os representantes da luta não se juntam aos governantes, com propostas para esses irmãos nossos: moradores de rua, futuros viciados, doentes mentais. 

A história é sempre a mesma: vamos fechar os manicômios? que manicômios? Fechar hospitais psiquiátricos que são gratuitos? conversa, pura conversa! 

Melhora da saúde mental! Melhora para aqueles que as pessoas chamam de mendigos.

Acorda Brasil!

Valéria FernandesPor e-mail

Nenhum comentário: