quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Visão do Leitor

Jabanews disse...

Olá Laguardia,

Lendo sua matéria, veio da memória outra lição: “O que fizestes ao próximo, farás a si mesmo”.

Esta lição não é nova (hodierna) ou antiga, é tão ou mais antiga quanto à própria Bíblia.

É muito triste ver pessoas que frequentam missas, ao deixarem a Igreja, comportarem-se como a sumidade em pessoa, o espelho imaculado do respeito à humanidade e ao próximo, os escolhidos da sapiência divina, os eleitos, enfim, dos raios que iluminam o caminho da bondade e do respeito ao semelhante.

Ao mesmo tempo entristece quando o ar angelical que, se presume, assumiu a alma restringe-se, tão somente, aos seus e aos seus próximos, quando, em verdade, o contrário se faz presente no próprio seio familiar ou não; os outros, pobres e desafortunados, como se dizia em política passada, são mero detalhe, desprezados na conjuntura da sociedade, párias, portanto.

Não é nenhuma novidade, na história da civilização, fato como o narrado em sua matéria, ter lugar no cotidiano da vida.

Já presenciei segurança de Igreja, devidamente gradeada – como se Igreja precisasse de segurança e grades – voltar-se contra moradora de rua, senhora de avançada idade, que pedia esmolas às portas do Santuário e sair, em sua direção, utilizando-se do próprio caixote de laranjas que aquela usava para sentar-se para, com ele, bater em sua cabeça, porquanto não admitia que esmolas fossem pedidas à porta da Igreja.



Intervi dizendo: - se o fizestes, irás imediatamente para a cidade dos pés juntos!

Ninguém, já presente na Igreja ou que a ela se aproximava, se moveu contra o ato, simplesmente o ignorou, porque de pária se tratava. Quanto ao segurança, após palavras com o pároco, foi afastado da Igreja, que até hoje permanece sem qualquer incidente. Já com relação ao fato, já se vão alguns anos de sua ocorrência.

Este é o mundo, e felizes aqueles, que guardam em seu espírito, honra e respeito a quem lhe é diferente ou lhe seria indiferente: o que fazes ao outro, fazes a si próprio.
Parabéns pela matéria.

Abs.,

Nenhum comentário: