quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Quadro Comparativo FHC X Lula

 Clique na figura para aumentar

O mapa a seguir indica o desempenho relativo dos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula em todos os quesitos levantados até o momento pelo Governo Brasil Wiki. Os valores foram normalizados para melhor visualização, através da fórmula: 


math

Isto significa que a nota máxima - no caso, 10 - é determinada pelo avanço total na área, sendo somados os valores de todos os governos. A nota é, assim, um reflexo da proporção do avanço total em uma determinada área alcançado pelo governo em questão.

Este é um gráfico que faz justiça. Mostra em que áreas o governo FHC foi melhor e em que áreas o governo Lula foi melhor.
Tire suas próprias cnclusões, sem as demagogias e as propagandas do PT.

Com relção ao desemprego, respondendo a um anônimo que usou o argumento de que "todo mundo" sabe, argumento este pouco científico, uso a seguir os dados oficiais do governo, do IBGE.

Nível de desemprego:

Fontes: Dados oficiais do IBGE até 2002, Dados oficiais do IBGE pós 2002
Final do governo FHC (dez/2002): 6,17%
Final do governo Lula (set/2010): 6,9%
  • Há uma descontinuidade nos dados, o que ia mpede uma comparação direta
  • A principal mudança é a alteração da idade mínima de 15 para 10 anos
  • Definição anterior de desocupado: População Desocupada - aquelas pessoas que não tinham trababalho, num determinado período de referência, mas estavam dispostas a trabalhar, e que, para isso, tomaram alguma providência efetiva (consultando pessoas, jornais, etc.)
  • Definição atual de desocupado: São classificadas como desocupadas na semana de referência as pessoas sem trabalho na semana de referência, mas que estavam disponíveis para assumir um trabalho nessa semana e que tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho no período de referência de 30 dias, sem terem tido qualquer trabalho ou após terem saído do último trabalho que tiveram nesse período.
 Portanto, a taxa de desemprego no final do governo Lula é pouca coisa maior do que a taxa de desemprego no governo FHC.

Espero que os lulo petistas entendam de desenho melhor do que de palavras, apesar de que tenho minhas dúvidas.

Um bom site para se ver todas esta comparações e desmascarar a demagogia lulo petista é:

Nenhum comentário: