segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Questão para troca de idéias

Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus em Belo Horizonte

Se possível gostaria de abrir aqui um pequeno debate com os leitores sobre a seguinte pergunta:

Por que a Igreja Universal do Reino de Deus consegue tantos adeptos e arredada entre eles tanto dinheiro quando se sabe que a sua pregação se baseia no Evangelho da Prosperidade, ou seja, se você contribuir aqui na terra, aqui você será recompensado materialmente, o que é uma inverdade bíblica?

Por que o PT, apesar de todos os escândalos e corrupção ainda consegue o apoio popular que tem?

Qual a relação entre o crescimento da Igreja Universal do Reino de Deus e o apoio ao PT?
Apesar de não ser sociólogo, vou colocar aqui algumas respostas que me passam pela cabeça neste momento.

1. Acredito que haja uma relação estreita entre o crescimento da Igreja Universal e do PT pelos mesmos motivos que estarão expostos a seguir.

2. Vivemos uma época no Brasil onde não estamos muito preocupados com a coletividade. Nossa preocupação primeira é individualista. Pensamos no eu primeiro, em levar vantagem em tudo.

3. Vivemos uma época em que desejamos resultados imediatos.

Na religião não queremos esperar por um reino futuro. Queremos que as promessas de Jesus Cristo se realizem aqui e agora. Queremos ver o Reino de Deus estabelecido aqui na terra hoje. Não temos paciência para esperar pelo amanhã.

Por isto o evangelho da propriedade tem tanta aceitação. Como dizem os líderes da Igreja Universal e de tantas outras igrejas neo petencostais - Temos que tomar posse da bênção de Deus agora.

Se contribuímos para com a igreja temos de ser retribuídos já. Se não o somos é devido a nossa falta de fé, portanto temos que contribuir cada vez mais para afirmar nossa fé e sermos retribuídos logo. Esta é a mensagem neo petencostal.

Já na política acontece algo semelhante. Cansamos de ser o país do futuro. Queremos ser o país do presente. Queremos ser prósperos hoje.

Acreditamos naqueles que vêm com um discurso demagógico e falso. Que dizem que o Brasil está crescendo e a pobreza diminuindo. Este é um sonho antigo e por isto nos apegamos a ele como se verdade fosse.

Números distorcidos são publicados. Acreditamos. Discursos ufanistas e demagógicos são aceitos sem questionamento.  Amanhã teremos um triste despertar mas não importa. O que vale é o aqui e o agora.

Como somos individualistas não olhamos para nosso semelhantes nem nos preocupamos com eles. Nosso vizinho doou uma fortuna para a Igreja Universal e continua na miséria? Ele não tem fé. Que se dane. Eu tenho fé e o mesmo não vai acontecer comigo.

Na política, meu vizinho não consegue tratamento pelo SUS? Azar dele, quem mandou ficar doente?

A falta de pensamento coletivo, e a falta de pensarmos no futuro nas consequências dos atos de nosso governo hoje estão nos conduzindo para o abismo.

Voltaremos a discutir mais este assunto oportunamente.

Um comentário:

Poemas versos e poesias disse...

Sem comentários!
Jesus cristo foi perseguido e morto por simplesmente pregar o evangelho, libertar os cativos, curar os doentes, dar a vida a quem já considerava morto... e o que os fariseus a quem se intitulava "santo" fez? Humilharam, maltrataram e crucificaram. Por quê? para que se realizassem as escrituras sagradas. Pois é... hoje estamos vivendo uma grande fase da Bíblia e graças a você... é você mesmo que critica o trabalhos da Iurd, qual é a diferença dos tempos de Jesus para o presente momento? hà entendo! Naquele tempo o governo patrocinavam as viagens missionarias de Jesus não é? É obvio que não, tudo o que acontecia era Deus fazendo milagres assim como hoje porque ele não morreu e nem envelheceu o que acontece nos templos da Iurd e a manifestação do poder de Deus que é capaz de fazer coisas maravilhosas assim como no passado e nem por isso Jesus se livrou das criticas do fariseus. O exemplo de Jesus não significa nada para você? Pense nisso!
Detalhe, não se preocupe um dia você vai servir nesse altar também, eu já fiz parte da sua "turminha da critica" e Jesus me fisgou.
Abraços e fique com Deus.