quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alguma coisa não fecha

Sobrepasan este año los 10 mil 500 estudiantes que recibirán sus títulos de Doctor en Medicina en julio próximo.....Para la docencia Cuba cuenta con 13 Universidades de Ciencias Médicas y tres Facultades independientes en Artemisa, Mayabeque y la Isla de la Juventud y la Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM) . Fonte: Granma (Órgão Oficial do Partido Comunista Cubano).

Isto significa que cada escola de medicina de Cuba forma 616 médicos por ano. Cuba tem 161 hospitais (Fonte: Opera Mundi). A duração do curso de medicina em Cuba é de seis anos, como no Brasil.

No Brasil, segundo o Conselho Regional de Medicina da Paraíba, se formam no Brasil 16.500 médicos por ano em 183 faculdades de medicina ou seja, uma média de 90 médicos por faculdade de medicina. Aqui no Brasil, um médico sem especialização se forma em seis anos. Em 1999, havia no Brasil 48.815 hospitais (Terra). 

O que não fecha é o seguinte, formando tantos médicos por ano, como é que se pode dar uma boa formação com tão poucos hospitais? Um médico não se torna um bom profissional só na teoria. É necessário a prática principalmente. Do contrário o curso de medicina poderia ser ministrado à distância.

Você confiaria a sua saúde a um médico formado em um curso por  correspondência?


Um comentário:

André R. disse...

Hummmm... No mínimo estranho isso ein!
O governo está pouco ligando na verdade se os médicos sabem mesmo atender e resolver os problemas, querem apenas que tenham cubanos auxiliando na educação comunista no interior.