terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Motivos do Apagão de Mão de Obra Começa com o Apagão no Ensino

o texto abaixo é da revista Ensino Superior, n.128.
Fôlego reduzido
O número de alunos na graduação, que teve o menor ritmo de crescimento desde 1999, demonstra a desaceleração do ensino superior do país
O número de matrículas no ensino superior brasileiro continua a crescer, mas em ritmo menor do que em anos anteriores. Pelos dados do Censo da Educação Superior de 2007, mais de 4,8 milhões de pessoas fazem um bacharelado presencial atualmente, 4,3% a mais do que em 2006, quando o número de alunos no sistema era de 4,6 milhões. Esse é o menor ritmo de crescimento desde 1999, quando o índice atingia a casa dos 10%. A estabilização no crescimento de matrículas já era esperada pelo segmento, que previa a saturação do mercado e as conseqüências da falta de alternativas para o financiamento estudantil. (...)
Cliquem aqui para ler o texto na íntegra.
Os dados que são apresentados não refletem o "efeito Reuni", que em muito se aumentou a quantidade de vagas nas universidades federais, que têm se transformado em "escolões" de 3o grau - fábricas de diplomas de qualidade questionável (a UnB, que dobrou a quantidade de alunos calouros, tem que ser incluida nesse bolo).

ps: "Fiquei sabendo deste texto pelo blog do Niconau Werneck"
Transcrito de: Ciência Brasil 
Este artigo desmente a demagogia lulo petista sobre a educação no Brasil.

Um comentário:

Ciência Brasil disse...

Laguardia
meu texto estava errado, onde se lê "Fique sabendo deste texto pelo blog do Niconau Wernek" corrija para "Fiquei sabendo deste texto pelo blog do Niconau Werneck"

abraços
Marcelo