terça-feira, 5 de abril de 2011

Conscientização Política

No último mês tive a oportunidade de conviver com uma família canadense em visita ao Brasil.

A mãe é brasileira que vive no Canadá há mais de vinte anos, o pai e os filhos são canadenses. O filho mis novo tem 10 anos de idade e o mais velho 13.
Feitos estes esclarecimentos, o que me impressionou foi o nível de conscientização política das duas crianças, que discutiam com desenvoltura assuntos como as próximas eleições legislativas no Canadá, as chances de cada partido em fazer ou não minoria na próxima liaegislatura e questões relativas ao orçamento nacional.
Havia também, por parte das crianças, um grande interesses pelos acontecimentos no resto do mundo, como por exemplo a crise na Líbia.

Segundo a mãe, as escolas no Canadá incentivam as crianças a discutirem em classe problemas políticos e sociais, não só do Canadá como de outros países do mundo, e que este comportamento é a regra geral e não a excessão.

Pelo que constatei, isto em nada prejudica o comportamento infantil das crianças em relação as brincadeiras etc , mas as tornam mais envolvidas nos assuntos que envolvem ética, honestidade e o futuro da nação.

Infelizmente no Brasil nem os adultos têm esta conscientização. Somos de modo geral muito alienados com relação a política. Nos preocupamos com nosso time de futebol, com a copa do mundo, com o desfile de escolas de samba etc.

Por este motivo votamos mal, elegemos mal e somos explorados por espertalhões que se utilizam do público em proveito próprio.

É necessária uma profunda mudança em nosso sistema educacional, o que infelizmente não é de interesse de governantes corruptos que querem perpetuar a situação atual.

Como pais, devemos buscar incutinr na mente de nossos filhos o interesse por tudo o que envolve o futuro do Brasil.

Nenhum comentário: