sábado, 18 de setembro de 2010

O Brasil pode mais


Nos últimos dez anos, o Brasil melhorou seus indicadores sociais, porém, lentamente. E os desafios são grandes. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada ontem pelo IBGE, a educação ainda é área crucial. Praticamente todas as crianças de 6 a 14 anos frequentam a escola, mas a média de anos de estudo é baixa: 5,8 anos. A situação dos adolescentes é mais delicada. Embora o acesso ao ensino médio tenha aumentado 55,7% na década, metade dos jovens entre 15 e 17 não conseguiu chegar a esse nível de escolaridade. "O crescimento econômico exige maiores índices de educação e de qualificação dos jovens", diz Ana Lúcia Saboia, coordenadora da pesquisa.
Temos uma carga tributária equivalente a 38% do PIB, isto significa que em média, de tudo o que compramos, 39% vai para o governo e deveria ser revertido em benefício da população.
De cada R$ 100,00 gastos, R$ 38,00 vão para os cofres do governo. Isto é mais do que se paga de impostos em países desenvolvidos como o Canadá, Iglaterra, França e Estados Unidos.
No entanto nossos indicadores sociais crescem a passo de tartaruga como admite o IBGE, órgão do governo federal. Nossa carga tributária cresce a passo largos e nossos benefícios sociais a passos pífios como temos mostrado.
Para onde vai todo este dinheiro que não chega a beneficiar o cidadão?
1. Vai para a estrutura pesada do estado. Temos um estado grande e ineficiente, que favorece apenas aos nossos governantes e a seus parentes, como temos visto ultimamente.
2. Vai para a corrupção. Para os bolsos de nossos governantes corruptos, anti-éticos imorais, desonestos e sem dignidade.
É esta a continuidade que queremos para o Brasil?
O problema é que nosso povo se deixa envolver pela demagogia de Luiz Inácio Lula da Silva e não vê que a cada dia é roubado.
 

2 comentários:

PETISTA PENSADOR disse...

O povo brasileiro é roubado a 500 anos. E sempre foi devidamente "enrolado".Com Lula é visível uma grande mudança no processo como um todo, nem vou perder tempo citando situações,indicadores e dados (ksaco!),mas cito que 80% dos brasileiros pensam assim. Podem estar errados e mais uma vez sendo enrolados, mas a petulância dos que sem base alguma querem validar uma verdade muito particular não ajuda em nada no processo.
A milhares de anos profetas cantam o fim do mundo, mas só os últimos estarão certos, e a pretenção de vcs é justamente serem os últimos! Pensem nisto!

Marc disse...

Petista pensador deveria é aprender a escrever e a pensar, coisa que o ídolo dele também não sabe fazer.