Mais popular aplicação do país, a caderneta de poupança levou uma surra da inflação no mês passado. Levantamento da consultoria Economática mostra que o rendimento "real" da aplicação em novembro (descontada a variação do IPCA do período) foi o pior desde março de 2003. Fonte: Folha.com
O cidadão que aplicou em caderneta de poupança perdeu dinheiro. A inflação foi maior do que o rendimento da inflação.
Os juros praticados no Brasil são dos mais altos do mundo. No entanto o rendimento de sua aplicação financeira perde para a inflação.
O dinheiro que aplicamos na caderneta de poupança, é utilizado pelos bancos para emprestar a outras pessoas com juros altos. No entanto remunera nosso dinheiro com juros abaixo da inflação.
O banco deveria ser apenas um intermediário, capta o seu dinheiro, empresta a quem precisa, cobra juros de quem toma emprestado e paga juros ao poupador. É claro que o banco deve ter uma remuneração por este trabalho bem como para garantir o seu investimento inicial.
No entanto, no Brasil, a diferença entre o que você ganha de juros e o que o tomador paga de juros pelo empréstimo se seu dinheiro é muito grande.
Quem fica com esta diferença?
Nenhum comentário:
Postar um comentário