quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Para onde vai o dinheiro dos juros?

Mais popular aplicação do país, a caderneta de poupança levou uma surra da inflação no mês passado. Levantamento da consultoria Economática mostra que o rendimento "real" da aplicação em novembro (descontada a variação do IPCA do período) foi o pior desde março de 2003.  Fonte: Folha.com

O cidadão que aplicou em caderneta de poupança perdeu dinheiro. A inflação foi maior do que o rendimento da inflação.
 
Os juros  praticados no Brasil são dos mais altos do mundo.  No entanto o rendimento de sua aplicação financeira perde para a inflação.

O dinheiro que aplicamos na caderneta de poupança, é utilizado pelos bancos para emprestar a outras pessoas com juros altos. No entanto remunera nosso dinheiro com juros abaixo da inflação.

O banco deveria ser apenas um intermediário, capta o seu dinheiro, empresta a quem precisa, cobra juros de quem toma emprestado e paga juros ao poupador. É claro que o banco deve ter uma remuneração por este trabalho bem como para garantir o seu investimento inicial.

No entanto, no Brasil, a diferença entre o que você ganha de juros e o que o tomador paga de juros pelo empréstimo se seu dinheiro é muito grande. 

Quem fica com esta diferença?

 

Nenhum comentário: