terça-feira, 19 de abril de 2011

As contradições da Esquerda no Brasil

A Petrobrás concluiu negociações com a estatal chilena Empresa Nacional de Petróleo (Enap) para a venda da primeira carga de petróleo produzida no pré-sal destinada à exportação.
 
De acordo com a Petrobrás, foram vendidos 1 milhão de barris de petróleo extraídos do campo de Lula, com embarque previsto para meados do próximo mês. A carga será entregue em Quintero e San Vicente, no Chile. Fonte: Estadão


Dilma mandou trocar o presidente da Vale. A punição foi por ser competente e ter transformado a empresa na segunda maior mineradora do mundo, atrás apenas da Australiana BPH Billington.

A desculpa usada foi a de que a Vale exportava matérias primas e não produto final como o aço (que no final das contas também é matéria prima para a fabricação de milhares de outros produtos).
Dilma também deveria demitir a diretoria da Petrobrás pelo mesmo motivo que ela alegou para demitir o presidente da Vale. Afinal de contas a empresa estatal não vende produto final, mas sim matéria prima.

Dilma acusou a Vale de exportar minério de ferro e importar aço.
O que faz a Petrobrás? Exporta petróleo e importa gasolina, óleo diesel etc.

A diferença é que a Vale dita o preço do minério que vende, proporcionando benefícios a balança comercial brasileira, gerando milhares de empregos e milhões em impostos.
Já a Petrobrás exporta Petróleo com preços impostos pela OPEP e traz benefícios negativos a balança comercial brasileira com a importação de gasolina e diesel.

Chega de demagogia. Precisamos de um governo mais honesto e transparente que traga reais benefícios ao povo brasileiro.

Um comentário:

Mujahdin Cucaracha disse...

Fiquei com uma dúvida sobre essa venda do "ovo no fiofó da galinha". E se por acaso não forem produzidos um milhão de barris de petróleo no "préçal" do Lula, o que será entregue? Óleo produzido em outros campos? Alguma multa contratual de alto valor? Óleo importado da Venezuela?