quarta-feira, 18 de março de 2009

Coisas que Poderíamos Imitar


Estou no Chile e algumas coisas que não sabia sobre o país me chamaram a atenção e acho que poderíamos adotar as idéias daqui.

1. A presidenta atual ou qualquer outro presidente deste há muitos anos não mora em um palácio com despesas pagas pelo contribuinte. Mora em sua própria casa com suas próprias despesas pagas de seu salário. O Palácio de La Moneda nada mais é do que o local de trabalho dos presidentes do Chile. Seus escritórios.

Imaginem se adotássemos este procedimento no Brasil? Não teríamos que arcar dom as despesas do Palácio da Alvorada, dos churrascos e festas feitas pelo Presidente na Granja do Torto, muito menos com as depesas da casa do vie presidente da república, sem falar nas despesas com cartões corporativos, que cresceram 405% só neste primeiro trimestre de 2009.

Quanto poderíamos economizar com despesas habitacionais para parlamentares e funcionários públicos em Brasília, com governadores, etc? Estes recursos todos poderiam ser carreados para educação e saúde púboica.

2. Coerência - Não sei se nossos políticos sabem o que é isto. Aqui no Chile, o mandato presidencial é de seis anos. No entanto, o partido da presidenta, o Partido Socialista, é a favor de um mandato de quatro anos, por este motivo a presidenta deverá governar somente quatro anos, sem direito a reeleição, no entanto o próximo presidente, se não for do partido socialista, servirá um mandato de seis anos.

Já Lula e o PT que eram contrários a reeleição do presidente, deixaram de lado esta posição ao assumirem o poder e já são até a favor de um tipo de governo a la Chaves, com mais de duas reeleições. Onde está a coerência do PT?

3. Viagens Presidenciais - Os presidentes do Chile não têm um avião presidencial, exclusivo deles comprados para o uso do presidente. Quando viajam utilizam aviões da Força Aérea de transporte de pessoal.

Já o nosso Aero Lula, ou Força Aérea 51 é usado para as viagens de turismo do presidente. Diga-se de passagem que nem é de fabricação da Embraer. Tem que ser um avião estrangeiro. Depois Lula reclama das demissões da Embraer.

Minha pergunta. Porque temos de imitar o continuismo e a ditadura de Chaves? Porque não imitarmos os bons exemplos de nossos vizinhos?

É simples. O PT e infelizmente outros partidos também, não têm um programa de governo para beneficiar o povo. Têm um programa de poder para que possam se locupletar do dinheiro do contribuinte.

Enquanto isto morre-se nas filas intermináveis do SUS. Nossos filhos têm um ensino público de qualidade sofriível. Seguridade Social e Segurança Pública nem se fala.

Até quando o povo brasileiro terá de suportar tanta falta de vergonha na cara de nossos políticos? Não acredito que a corrupção seja endêmica. Acho que pode ser erradicada. E está em nossas mãos fazer isto.

7 comentários:

Advogado disse...

Se não me engano no Uruguai, o president não tem residência oficial. Inclusive no city-tour, o ônibus passa por uma bairro residencial para mostrar qual daquelas casas é a do presidente da República.

Laguardia, não deixa de passas lá no blog. Abs!
http;//papodepolitica.blogspot.com

W.NETO disse...

Muito bom texto Laguardia, aliás o Chile apresenta o melhor IDH da América latina, e em outros tempos era conhecido como a Suiça sul-americana....
Um forte abraço!

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

Depois falam das "ditaduras". Por pior que fosse Pinochet, a economia e cultura Chilenos estão muito à frente de seus vizinhos pré-socialistas...
Tá frio aí???
Abraços!

Jurema Cappelletti disse...

Laguardia, excelentes as comparações. No ano passado estivemos, por duas semanas, no Uruguais (infelizmente não sei confirmar se o presidente não tem residência oficial, porque esta pergunta nem me passou pela cabeça).
Mas soube, dos próprios uruguaios que o presidente Tabaré Vázquez, médico oncologista, presta atendimento num hospital público duas horas por semana. É pouco tempo, mas ao menos faz alguma coisa util.


Se tiverem curiosidade dêem uma chegada no endereço abaixo. Garanto que vale a apena. Só espero que não morram de tristeza com tantas comparações .

http://puteiro-nacional.blogspot.com/2008/05/uruguai-e-brasil.html

Anônimo disse...

Caro Laguardia,

Copiei o seu texto e o link do seu Blog e enviei por e-mail para os meus familiares e amigos.

Em relação ao "status quo" de cada um - ricos, remediados e os miseráveis explorados e cabrestados pelos "coronéis" -, temos em comum o seguinte: nos conformamos e aceitamos facilmente os absurdos e as injustiças só porque... "porque Deus quer...".

Uma pinóia! Ele não quer não!

Quem sempre quer tudo como dantes no Quartel de Abrantes, são todos esses que surrupiam a Nação e sem o menor remorso por ninguem que não seja da sua própria família e seus amigos próximos. Surrupiam, tri-surrupiam e tornam a surrupiar praticamente sem precisar sair do conforto dos gabinetes refrigerados, vivendo agraciadas com mordomias de fazer inveja a bilionários, recebendo salários e verbas de representação por motivos que seriam imagináveis em qualquer país no mínimo "meio sério". E isso tudo ainda é pouco, o que representa mesmo pra valer os seus "proventos" são as "comissões" que as suas canetas e o cadastros "rabos presos" propiciam. O conhecimento dos "podres" dos parceiros abre portas e viabiliza negociatas.

Deus quer mesmo que repudiemos essa vergonhosa forma de governar sugando compulsivamente - não apenas as riquezas produzidas, mas também o suor e o sangue dos milhões que trabalham honestamente para a Nação Brasileira.

Anônimo disse...

Alta Traição

Hoje se consumou o maior atentado à Soberania Nacional Brasileira. Potencia estrangeira? Não! Por parasitas, traidores da Pátria que se fingem de brasileiros e ocupam cargos importantes na administração publica.

Foram eleitos? Não! Foram indicados pelos presidentes da republica, sendo sete ou oito por lula da silva.

Um, apenas um, Marco Aurélio de Mello, postou-se contra a demarcação em terras continuas e com fronteiras com dois países. Os demais dez cometeram alta traição assumindo o risco de se perder parte do território nacional. Estes serão lembrados, principalmente quando e se a coisa virar.

O Exército, através do General Heleno, postou-se contra e simplesmente não foi levado em consideração, ao contrário, quem alertou para o perigo foi punido.

Esses, juntamente com a administração petista, merecem o ódio de toda a população brasileira, se cientes estivessem do golpe covarde.

Mas, nada como um dia depois do outro. O tempo é senhor da razão. Chegará o dia em que brasileiros honrados se rebelarão contra esse estado de coisas e, com o poder nas mãos, farão justiça e reverterão todas a medidas que desrespeitaram a pátria e a nação brasileira. A nação está de luto.


"LIBERTAS QUAE SERA TAMEN"

j disse...

Nossa esses politicos brasileiros a maioria só pensa neles quanto mais afastado do povo melhor,não são todos mais a maioria pra min é isso.
E se o brasil tivesse que nem no chile o presidente tinha que morar em sua própria casa pagando suas despesas com seu próprio salário ai eles iam ver como os brasileiros fazem para viver
iam dar mais valor a tudo.

Abraços.