Em 2003 tive a oportunidade de assistir, numa cidade do interior de Minas Gerais, o lançamento do programa Fome Zero. Entre outras auotidades do recem empossado governo Lula, estava Frei Beto, Coordenador do Programa.
Me chamou a atenção, que em sua fala, Frei Beto dizia que o Programa Fome Zero era um programa de integração social e que tinha, como um de seus componentes, uma fase emergencial, o Bolsa Família que era para matar a fome dos necessitados até que tivessem condições de se integrar na sociedade e então o programa seria extinto.
A seguir reproduzo parte da entrevista de Frei Beto ao " Congresso em Foco":
Congresso em Foco – Na época em que o senhor coordenava o programa Fome Zero, o contexto da economia brasileira era outro. No início de seu governo, o presidente Lula estava preocupado em aumentar o PIB e provar que daria conta de melhorar os índices econômicos do país. Agora o governo, apesar da crise, está em uma situação economicamente mais estável. Lula, inclusive, esbanja altos índices de popularidade. Em relação às questões sociais, houve também um amadurecimento do governo?
Frei Betto – Na verdade, o governo Lula estabeleceu uma série de programas sociais que estavam atrelados ao Fome Zero. Depois de dois anos essa marca foi, a meu ver, irresponsavelmente, mudada para o Bolsa Família. O Bolsa Família era um dos 60 programas do leque Fome Zero.
Quando nós elaboramos o Fome Zero, a proposta era que cada família permanecesse na dependência do governo federal, no máximo, por dois anos. Fim dos dois anos, a família teria condições de produzir a sua própria renda. Era um programa emancipatório.
Aí, alguns setores do governo descobriram que o Bolsa Família era um grande manancial de votos. Ou seja, melhor manter as famílias dependentes permanentemente do governo, que elas vão retribuir
Perdeu-se o caráter emancipatório para o caráter compensatório, em função de um projeto político, que não é a emancipação brasileira. Mas é a permanência no poder, na medida em que esses beneficiários do Bolsa Família trazem em contrapartida votos.
Quais as avaliações que podem ser feitas desses quase sete anos de governo Lula?
É um governo que lamentavelmente na sua trajetória mudou a rota.
Deixou de lado um projeto de Brasil, por um projeto de poder. A ponto de fazer hoje uma coligação de
Nunca concordei com Frei Beto, nem teológicamente (a extinta teologia da libertação), nem suas posições de esquerda. No entanto concordo com ele que o programa social de Lula, como um programa de inclusão social de tirar o povo da miséria e torna-lo produtivo na sociedade fracassou completamente.
Fracassou não só por incompetência de seus gestores, mas sobretudo pela avareza, ganância e egocentrismo dos dirigentes do país.
Hoje, Lula só pensa na eleição de 2010. Estamos atravessando uma das maiores crises econômicas da história mundial, e Lula não se importa. Está em campanha para eleger sua substituta.
Fez questão de escolher uma pessoa incompetente e sem experiência para justificar sua volta ao poder.
O país cada dia fica mais pobre, prova disto é que sempre se aumenta o número de assistidos pelo Bolsa Família (isto se fosse um programa sério não eleitoreiro).
É isto que o governo não diz. Se o Bolsa Família não é eleitoreiro, o número de familias assitidas deveria estar diminuindo e não aumentando devido ao sucesso de seu projeto social.
O que é de estranhar é que nem a oposição nem a imprensa está batendo nesta tecla.
5 comentários:
quiero decirte que desde mi lugar de lucha , puedes contar conmigo, me uno a tu cruzada por la verdadera democracias, y apoyo social para nuestros pueblos.
saludos
Olá, trabalho com "insistência social" e não há nenhum programa de governo que seja transformador.
Assistencialistas todos.
Os que estão abaixo da linha da miséria ou um pouco acima, são , para governos, usados, igual as catástrofes, secas, etc...
Números a contabilizar votos.
Não há projetos a ensinar ofícios, não há nada de substancial, adequado a cada região, para que as pessoas aprendam a pescar.
Qt + pobre, melhor prá os mesmos!
...bom dia, querido!
vim agradecer sua gentileza
em ser seguidor do meu cantinho
'Alma Nua'.
aqui é tão erudito...
preciso me letrar mais
para poder entrar...rss
bjuss procê!
O Fracasso do Programa Social do Governo Lula ... que eu não sou contra, mas é incompleto, imperfeito, insuficiente e assistencialista.
Amigo, obrigado pela presença e comentário no meu blog.
Abraços e um excelente FDS.
Vim para a sua página através do lá...NUM SEI O QUÊ DE LAMA, aliás, faz jus ao nome.
Se você tem um blog só para manifestar sua aversão ao LULA e ao PT, não faça críticas, faça política como fazemos há 30 anos.
O mandato do Lula foi "O POVO BRASILEIRO - DEMOCRATICAMENTE QUE DEU".
Não há outra versão. O Lula foi eleito DE-MO-CRA-TI-CA-MEN-TE. Ele é o seu presidente, como FHC foi meu, com uma diferença que o mundo não nega: O BRASIL EVOLUIU nessas gestões.
Há erros... concordo; assistencialismo... concordo, mas o seu descontentamento, o seu ranço, sua aversão por PT/LULA, não alteram, não desmerecem e muito menos apagam o desenvolvimento alcançado que, por falta de tesão, não discorro.
Postar um comentário