quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Esquerda e Direita

Algumas pessoas teimam em não entender o que seja direita ou esquerda em termos políticos.

Precisa-se ter uma mentalidade muito para não perceber que tanto o PSDB quanto o PT são partidos de esquerda, um mais e o outro menos radical.

Em termos de ciência política, entende-se como sendo de esquerda aqueles que defendem uma maior intervenção do estado na economia.

Aqueles que defendem a existência de empresas estatais, tais como a Petrobrás, o Banco do Brasil. Defendem uma maior regulamentação do estado sobre o mercado.

Em geral o defensor das idéias esquerdistas acreditam piamente que eles e somente eles sabem o que é melhor para o povo e por isto defendem uma economia estritamente regulada pelo estado.

Já a direita defende um maior liberalismo, um estado menor que deixe o mercado agir de forma livre.

Aqueles que defendem as idéias de direito são os que lutam pela justiça social, pela dignidade do ser humano. Acreditam o homem tem a capacidade e a inteligência de saber o que é melhor para si.

Basta olhar o quadro mundial e verificar que os países, chamados de direita, são os países em que existe a melhor distribuição de renda, o melhor equilíbrio social, onde o povo depende menos do estado e onde o estado cumpre o seu papel de zelar pelo bem estar do povo de acordo com a vontade deste.

Esta mentalidade retrógrada e tacanha de nossos atuais dirigentes, que procuram a estatização em benefício próprio ou de seus "cumpanheiros" está com os dias contados.

3 comentários:

Marcelo Delfino disse...

Se formos pensar assim, o regime militar de 1964 foi um regime de extrema esquerda, pois nele foram criadas diversas estatais: Telebrás, Eletronuclear e várias outras.

Laguardia disse...

Marcelo Delfino
Você tem razão. Por que motivo o regime militar no Brasil na época de 1964 foi taxado de direita? Só por que fazia oposição a extrema esquerda comunista da cortina de ferro.

Por fazer oposição a um regime, hoje completamente falido, socialista, que previa a estatização completa da economia, o regime militar foi taxado de direita, quando na verdade existia um grande componete nacionalista de esquerda, como você citou, criação de grandes empresas estaais e intervenção na economia.

Como tudo na vida temos de buscar o melhor de dois mundos. Nem o laisse fair completo, onde não existe nenhuma regulamentação do governo sobre o mercado é bom nem a intervenção total, como no caso dos paises socialistas é o ideal.

Como vemos hoje no Brasil, apesar de toda a propaganda socialista do atual governo, o que tem dado certo foi justamente o que o governo atual preservou da economia de mercado ou do que se chama neo oiberalismo.

A política econômica do Plano Real implantado em 1994, apesar de toda a oposição de Lula e do PT vem sendo mantida, e isto propiciou a continuidade do desenvolvimento economico e da redução da miséria extrema.

Basta verificarmos os paises socialistas que restaram que vamos constar que neles a miséria extrema continua para a grande maioria do povo.

Já os países que abandonaram o controle extremo do mercado apresentam uma menor desigualdade social.

Isto não pode ser negado.

Marc disse...

No dia que um esquerdoide socialista me mostrar um único país em que as suas furadas teorias deram certo, eu mudo de faixa na hora.
Quanto aos militares e a criação de estatais, o momento economico pedia essas intervenções; más isso dá um compendio de teoria economica que não cabe aqui.