quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Luta pela democracia?

"Temos [eu e Dilma] um passado comum, mas existem diferenças no que foi a nossa atuação.
.
Nós participamos dessa luta [contra a ditadura], mas com objetivos diferentes". disse (Fernando) Gabeira (candidato do PV ao governo do Rio).
.
"Todos os principais ex-guerrilheiros que se lançam na luta política costumam dizer que estavam lutando pela democracia.
.
Eu não tenho condições de dizer isso.
.
Eu estava lutando contra a ditadura militar, mas, se você examinar o programa político que nos movia naquele momento, [ele] era voltado para uma ditadura do proletariado.
.
Então, você não pode voltar atrás, corrigir seu passado e dizer que estava lutando pela democracia.
.
Havia muita gente lutando pela democracia no Brasil, mas não os grupos armados, que tinham como programa esse processo de chegar à ditadura do proletariado.
.
A luta armada não estava visando a democracia, pelo menos em seu programa", afirmou.
.
Não concordo com muitas das posições de Ferando Gabeira e não votaria nele. No entanto temos que admitir que Gabeira teve a coragem de dizer o motivo pelo qual pegou em armas no passado.
.
Já Dilma Rousseff, numa atitude covarde não admite suas intenções do passado nem do presente.

4 comentários:

Ricardo Froes disse...

Muito embora eu tenha também algumas discordâncias ideológicas com Gabeira, eu prefiro votar em um candidato como ele, honesto, com quem eu possa conversar, ponderado, que, ao contrário de muitos, aprendeu com os próprios erros e os confessa publicamente, do que votar em um que tenha exatamente as mesma posições que eu, mas não tenha nenhuma dessas qualidades essenciais a um homem público.

A capacidade de mudar pontos de vista é diretamente proporcional à capacidade de entender e atender à sociedade, eternamente mutante.

Laguardia disse...

Você tem razão Froes. Dou a mão a palmatória.

Tunganos nunca mais disse...

E não é que o "terrorista" Gabeira, sequestrador do embaixador alemão, virou SANTO depois que passou a apoiar o Zé-sem-rumo! Quanta desfaçatez!

Anônimo disse...

será?? honesto???? e até quando???