quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Precisamos de uma Revolução Ética

Me preocupa quando vejo políticos e formadores de opinião no Brasil defenderem a ideia de que a falta de ética e de honestidade é inerente a política e que estes métodos desonestos necessáriamente tem que ser utilizados para que o Brasil possa ter governabilidade.

É triste ver pessoas defendendo a idéia de que Caixa 2 não é crime.

É triste ver pessoas dizendo que os crimes cometidos por governos anteriores justificam os crimes cometidos pelo governo atual.

É triste ver pessoas que combatem nossos ministros do STF que propugnam penas pesadas para aqueles que quebraram a confiança neles depositada pelo povo brasileiro.

É injustificável que o presidente da república diga que não sabia o que estava acontecendo e fuja de sua responsabilidade. Afinal de contas o responsável final pela ação de seus ministros é o presidente da república e o "eu não sabia" não justifica nada, pelo contrário demonstra covardia e falta de comprometimento para com o povo que o elegeu.

Não é verdade que tenha que ser desonesto para governar. É necessário que se seja ético, correto, honesto e que valorize os valores morais.

Precisamos urgentemente que haja uma revolução de ética. Que coloquemos valores de honestidade e moral em primeiro lugar e não o poder pelo poder.

O Brasil só será um verdadeiro Estado Democrático de Direito no dia em que o povo valorizar a ética ao ponto de tirar do poder aqueles que lhe traem a confiança e que desviam recursos públicos em benefício próprio ou para se manter no poder.

Esta revolução de ética tem que começar por cada um de nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Moro na Inglaterra ha alguns anos. Da uma olhada aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/United_Kingdom_parliamentary_expenses_scandal

Veja a lista dos parlamentares que pediram demissao, os que foram presos e todos os que pediram desculpas.

O curioso foi que todas as despesas foram legalmente aprovadas. A qustao que pegou aqui foi a imoralidade e obscenidade dos pedidos de reembolso. Nao houve crime "de fato", mas aqui a populacao espera que os politicos se comportem melhor que eles, para dar exemplo.

Grande parte dos brasileiros com quem comentei isso nao conseguia entender a razao para o alvoroco e o escandalo. Eles diziam "mas tudo foi legal, eles nao cometeram crime...". Nao, de fato, nao. Mas tudo foi fronteirico ao crime, e denotou desrespeito com a coisa publica, irresponsabilidade, ignorancia e falta de conduta moral. Foi o que bastou pra execrar estes politicos, que NUNCA MAIS se elegem nem pra sindico de predio, pois aqui ninguem esquece disso, e eles hoje sao visto como irresponsaveis e nao-confiaveis.

Claro que temos que manter a proporcionalidade da coisa, mas digo que nao podemos dar fundamentos de etica no Brasil se nos falta o principio basico da MORAL SOCIAL,

Temos muito trabalho pela frente, e muitos opositores a isso...