
Todo o dia alguém vem defender Hugo Chaves dizendo que o santo não é um ditador pois já realizou mais de 14 eleições na Venezuela, como se eleições e número de eleições fosse indicativo de democracia.
Se fosse assim não poderíamos nunca dizer que a Alemanha Nazista era uma ditadura. Afinal de contas havia eleições na Alemanha.
A Cuba de Fidel Castro seria uma democracia, quantas eleições já foram realizadas lá nos 50 anos de ditadura comunita?
Na União Soviética, na Coréia do Norte, no Irã, no Iraque de Sadã Husseim sempre houve eleições. São ou eram democracias?
E esta é para matar a esquerda de vez. Quantas eleições houve durante o regime militar no Brasil? E no Brasil com eleições era uma ditadura, já a Venezuela não é. É muita incoerência.
Na minha opinião, para que um país possa ser classificado como democrata entre outras as seguintes condições devem exisitir:
1. Eleições livres
2. Respeito a opinião das minorias
3. Imprensa livre
4. Poderes independentes, executivo, legislativo e judiciário
5. Liberdade de palavra, ou seja livre manifestação
6. Respeito a propriedade privada
7. Justiça Social - não quer dizer igualdade de condições econômicas, mas sim igualdade de oportunidades.
8. Cumprimento da Constituição e das Leis do país
9. Punição para corrupção e falta de comportamento ético.
Como disse há outros fatores.
Levando estes em consideração vemos que a Venezuela não pode ser considerada uma democracia. Chaves fecha TVs, rádios e jornais de oposição. Chaves controla 100% do legislativo e do judiciário além é lógico do executivo.
E o pior é que se analisarmos por este angulo veremos que estamos paulatinamente perdendo nossa condição de democracia.
Lula não tolera crítica. Vez por outra ataca a imprensa e por diversas vezes já tentou amordaçar a imprensa livre. O legislativo está dominado através de propinas para os deputados. O presidente age a margem da lei, e o judiciário não age.