segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Seguro Desemprego

Jarbas Vasconcelos em sua entrevista contou o caso de um garçom que parou de trabalhar por causa do Bolsa Família.

Toda a minha vida profissional foi na área de Recursos Humanos, e já vi muitas vezes acontecer algo semelhante, não com o Bolsa Família, mas com o Seguro Desemprego, principalmente na área da construção civil.

No fim da obra, dávamos baixa na carteira profissional do trabalhador, e para recontratá-lo em outra obra era impossível, até que tivesse recebido os quatro meses de seguro desemprego.

Estes trabalhadores, que na verdade não eram todos, preferiam ficar sem trabalhar, ou fazer serviços esporádicos durante quatro meses em que estivessem recebendo o seguro desemprego.

Estes programas, se bem administrados têm seu mérito, mas como são feitos são eleitoreiros. Diga-se de passagem que o seguro desemprego não foi criado por Lula, mas pelo Sarney.

São programas sem a contrapartida. No caso do seguro desemprego não bastaria apresentar a carteira de trabalho sem anotação. O seguro deveria ser controlado pelo SINE. Caso o trabalhador recuse três ofertas de emprego, ele automáticamente perderia o benefício do seguro.

O Bolsa Familia é um programa eleitoreiro paternalista. Não tem controles adequados. Não é um programa que dignifique o ser humano.

Dignidade não é receber esmola, é poder sustentar sua familia com o suor do próprio rosto.

Por que o governo não cria turmas de trabalho para reformar estradas, reformar e construir escolas e tantas outras coisas das quais estamos carentes?

Gastar o dinheiro do povo sem ter que prestar contas e ainda se manter no poder é muito fácil e sobretudo imoral e desonesto.

Um comentário:

Achmed disse...

Laguardia,

E quando a campanha para 2010 começar, o que vai rolar na verdade é um grande leilão com o bolsa-esmola!!

Quaisquer que sejam os candidatos, todos serão "obrigados" a prometer eternidade ao programa, bem como aumentos substanciais na mamata para contar com o voto dessa legião de explorados.