quinta-feira, 30 de abril de 2009

É preciso agir já

O SUS sem médico


Fonte: http://www.oobservador.com/nacional/not_nac4902,0.html

Por Geraldo Guedes


Temos assistido ao desenrolar de uma novela que não tem bandido e nem mocinho. Irremediavelmente somos vítimas de um sistema em que todos acreditamos, lutamos e achamos que conquistamos. Trata-se do Sistema Único de Saúde que nasceu há 20 anos como a grande esperança dos brasileiros, chegando a ser considerada uma das maiores conquistas na área social.

Se a discussão sobre a saúde pública no Brasil já era dramática, com a protelação da regulamentação da Emenda Constitucional 29 o quadro se agravou e tende a piorar. Institucionaliza-se o subfinanciamento e o SUS anda para trás. Com a omissão dos governantes e do Congresso Nacional, a escassez de recursos agrava a crise da saúde e, em vários estados da federação, o ambiente é de confronto, inclusive com médicos abandonando os serviços públicos.

É isso mesmo, os médicos estão desistindo do SUS. Os exemplos estão espalhados pelo país e o que eram atitudes isoladas tornaram-se movimentos coletivos, assumindo contornos dramáticos, como em Pernambuco no ano passado, e, mais recentemente, em Alagoas.

Por entender que esse processo é motivado pelo desencanto e pela impossibilidade de uma relação de trabalho suportável, não há que se falar em movimento reivindicatório. Impõe-se a falta de alternativa, em que os mais qualificados buscam a sobrevivência em outros espaços de atuação.

As formas de remuneração do trabalho, no SUS, continuam vergonhosas. Enquanto isso, os médicos são obrigados a acumular atividades, com jornadas exaustivas, em ambientes com precárias condições de atendimento, colocando em risco a qualidade da atenção à população.

Os chamados gargalos do sistema público determinam importantes limitações ao bom funcionamento da assistência médica. Basta visitar as unidades de atendimento de urgência e emergência para indignarmos e entender a situação em que nossos colegas são obrigados a conviver diuturnamente. É também revoltante encaminhar um paciente para assistência especializada sabendo que a grande maioria jamais vai ter acesso à consulta ou ao procedimento de média complexidade.

Pois bem, é difícil imaginar que os responsáveis pelo destino do sistema público de saúde possam estar arquitetando o SUS sem médicos, ou que a grande maioria da população, excluída da assistência médica no Brasil até o advento do SUS, deve se contentar com o pouco que vem sendo disponibilizado. Não podemos aceitar que assistência médica de qualidade seja privilegio de uma minoria que tem acesso ao sistema de saúde suplementar.

Diante desse triste quadro, não resta às entidades médicas outra atitude senão recrudescer a luta por mais verbas para o SUS, e por condições dignas de trabalho e remuneração decente para a categoria.

O primeiro passo foi dado no dia 21 de novembro de 2007, quando nos mobilizamos em um dia nacional de protesto que incluiu manifestações públicas e até paralisação de serviços em alguns Estados. Desde então, vários foram os movimentos em diversas unidades da federação, incluindo atividades e protestos junto ao Congresso Nacional e até uma carta aberta ao Presidente da República, em que nossas reivindicações são apresentadas publicamente.

Agora, enquanto as autoridades permanecem em silêncio, o Movimento PROSUS conquista mais adesões nos Estados e novas manifestações estão programadas. Na última semana de maio os médicos vão levantar suas vozes em seus locais de trabalho, em ruas e praças de todo o país promovendo debates e conversando com a população sobre as péssimas condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos no SUS.

Nossas bandeiras já foram definidas. Lutamos para tornar o serviço público na área da saúde eficiente e de qualidade, com gestão competente e financiamento adequado. Queremos o reajuste dos honorários da tabela SUS, com a adoção da CBHPM; salário mínimo profissional de R$ 7.503,18, implantação de Plano de Cargos, Carreira e Salários e ainda uma Carreira de Estado, superando a famigerada precarização do trabalho e a ausência de médicos nos pequenos municípios e em regiões de difícil acesso.

Não há como esconder: a saúde vai mal, e sem um financiamento adequado, além de uma gestão competente, não há como prever melhorias.


* Geraldo Guedes é conselheiro do CFM por MG e coordenador da Comissão Nacional PROSUS

A bem da verdade

Alguns fatos históricos em passado desapercebidos, principalmente por aqueles que não viveram os anos 60 e 70 ou que eram muito novos e não acompanhavam o dia a dia dos acontecimentos no país. Esta pessoas só têm notícias do que aconteceu através dos livros e de professores, que muitas vezes só contam uma versão dos fatos, se esquecendo que toda a moeda tem dois lados.

Não quero aqui negar que o presidente João Goulart foi forçado a abandonar o poder.

No entanto, quando foi deflagrado o movimento militar em 31 de Março, João Goulard foi para Porto Alegre, onde seu cunhado Leonel Brizola era governador, e se dispunha a resistir ao movimento militar.

Vendo que isto não era possível, João Goulart se asilou no Uruguai. O Congresso Nacional então tendo como base a constituição de 1946, epossou como Presidente da República Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados, já que Goulart era vice presidente e exercia o cargo de presidente em lugar de Janio Quadros que havia renunciado.

Em 15 de Abril de 1964, Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito, pelo Congresso Nacional, presidente da república para cumprir o mandato iniciado por Janio Quadros, ainda de acordo com a Constituição de 1946.

Teve seu mandato prorrogado, pelo Congresso Nacional, por um ano, ao final do qual foi substituido por Costa e Silva, também eleito pelo Congresso.

O movimento militar, a princípio, tinha como objetivo por a casa em ordem e devolver o poder aos civis o mais rápido possível. Por uma série de razões isto não foi feito, e uma série de Atos Institucionais acabaram por trnasformar o Brasil em uma meia ditadura.

Por que me refiro a uma meia ditadura? Porque continuávamos tendo eleições, e apesar dos partidos políticos terem sido aglutinados em apenas dois, um era de oposição. A outra questão é que muitos deputados foram cassados, é verdade, mas hoje até um senador está propondo o fim do congresso.

Os governadores eleitos pelo partido de oposição, e aqui em Minas foi Israel Pinheiro, realmente desagradaram os militares, que instituiram um Ato Institucional, tornando a eleição de governadores também indireta. No entanto, Israel Pinheiro e os demais governadores do MDB completaram seus mandatos.

Ao compararmos a ditadura militar no Brasil com a de Cuba notamos as seguintes diferenças.

1. Fidel Castro prometeu eleições livres e democráticas - Há 50 anos o povo cubano espera por ela.

2. Em Cuba há um partido único e candidato único por cargo. Em nossa ditadura havia oposição, mesmo que controlada, com dois patidos.

3. Em nossa ditadura os opositores do regime eram muitas vezes presos, julgados, condenados a pena de cadeia e depois soltos. Houve sim torturas, não nego e isto foi errado. Já na ditadura cubana eram condenados a pena de morte e sumáriamente executados.

4. Houve, e continua havendo, mais assassinatos de opositores ao regime em Cuba do que houve no Brasil (novamente estou afirmando que as torturas e mortes ocorridas fora de combate no Brasil não se justificam).

Pelos motivos expostos acima, o atual governo Brasileiro, que tanto sofreu com a ditadura, deveria ser inimigo ferrenho do regime de Cuba. No entanto isto não acontece. Para o PT e seus aliados a ideologia marxista está acima dos ideais de liberdade e democracia.

Bem vindo de volta Coturno Noturno

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Primeira Experiência Fracassada do Socialismo

Muitas pessoas pensam que a ideia de socialismo apareceu com Marx e Engels.

Provavelmente por defenderem o ateísmo, estas pessoas desconhecem a experiência dos primeiros cristãos, ou se conhecem lêem apenas o texto, se esquecendo que texto sem contexto é pretexto.

A primeira experiência de um sistema socialista nos é relatado no Livro de Atos, capítulo 2, versículos de 40 a 47 que diz:

"Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos"

Naquele tempo esperava-se pela segunda vinda de Cristo quando os apóstolos ainda estavam em vida, por este motivo bens materiais não tinham sentido algum.

O primeiro problema surgiu com Ananias e Safira, relatado em Atos 8 de 1 a 10 que diz:

"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.

Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido".

Notem que Pedro condenou Ananias e Safira não por terem recusado a doar o valor total do terreno mas sim por terem mentido sobre o valor do mesmo.

O sistema implemantado pelos primeiros cristão entre eles enfrentava o primeiro problema relatado, a desonestidade e a ganância do ser humano.

Em Romanos 15: 25 a 27, Paulo escreve que estava indo a Jerusalém levar ofertas das igrejas para os pobres da Igreja de Jerusalém, o que indica que o sistema de dividir tudo entre os fiéis foi um facasso total e em lugar de melhorar a vida dos fiéis os lançou todos na pobreza. Vejam o que disse Paulo:

"Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.
Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.

Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais.

Todas as ocasiões em que o socialismo foi tentado desde então só tem promovido a miséria e a exploração do homem pelo homem. Ou seja forma-se uma casta de governantes que se aproveitam do povo e se mantem o povo na miséria. Só assim o socialismo tem condições de sobreviver.


Participação popular


Matéria Reproduzida do Blog da Magui http://somagui.zip.net/

Embora tenha havido quem fosse contra a criação do canal de televisão do governo federal , eu acho que foi bom. Afinal, podemos ver cerimônias , inaugurações e discursos que não veríamos em outro lugar.

Esta semana foi transmitida uma reunião da Secretaria Especial dos Direitos Humanos cujo secretário é Ministro, pelo status de ministério a que foi glorificada a secretaria. A reunião versava sobre a formação ou composição de um Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana(!). Discutia-se a composição desse conselho. Em vez de haver apenas representantes da sociedade civil, havia a proposta de ter representantes da magistratura e do ministério público.


Mas o que eu quero destacar e comentar com vocês é a forma da condução da reunião pelo Ministro , Prof.Paulo Vannuchi. Ele deixava o pessoal manifestar-se desde que o glorificasse ou pedisse desculpas por falar.

Duas moças representavam grupos da sociedade civil, sem vínculo com o poder e ambas questionaram o ministro. Fizeram exposição com segurança e de forma livre e foi o que bastou para ele interromper, chamar a atenção delas e , após, ignorá-las, ficou a conversa apenas entre os homens, todos amigos do rei.

Eu já participei de reuniões desse tipo como representante de movimento popular e deu para perceber o que eu avaliava naquele tempo: os participantes da sociedade civil, de organizaçãoes sem vínculo partidário são meros instrumentos de legitimação do discurso em que contaria esta participação. Na verdade o autoritarismo e a vaidade manteem a linha de decisão nos trilhos dos representantes oficiais. Note-se que não estavam presentes sequer os representantes da magistratura e do MP. Estes sim , a pose em pessoa e que não permitem nenhum aparte à suas idéias e inteligência formalizada e sedimentada nas teorias dos livros.

É por este motivo que a participação popular é pequena. Ninguém tem paciência para ser destratado por chefetes autoritários que não sabem ouvir e não respeitam os apartes que, mesmo em tese, o contradizem. Esse pessoal só respeita quem lhes seja um suposto cabo eleitoral carreando-lhe votos, ou alguém que lhes dê suporte na vaidade e na função.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suina

Devemos ler o que está postado no Blog Ante Foro de São Paulo http://antiforodesaopaulo.blogspot.com/ sobre a Gripe Suína e os cuidados que devemos tomar para evitar a doença.

Só fico imaginando o seguinte. Suponha que um pobre mortal do povo contraia a gripe suína. Vai ficar quanto tempo esperando atendimento na fila do SUS, e depois vai ficar quanto tempo deitado numa maca no corredor de um hospital público até ser diagnosticado?

E se Lula contrair a gripe suína? Vai se tratar no Incor em São Paulo atendido por uma equipe de no mínimo quatro ou cinco médicos e ficará hospedado em um apartamento de luxo com todo o conforto.

Em ambos os casos o contribuinte está pagando a conta.

E pensar que durante a campanha eleitoral do primeiro mandato Lula chorou diante das câmaras de TV ao se lembrar do tratamento recebido pro sua primeira esposa em um hospital público.

Hoje já está tudo esquecido e Lula quer se aproveitar das benesse do poder. O povo que se dane, desde que vote nele, o resto não importa.

A Farra com Cartões Corporativos Continua

Fonte: Blog do Noblat - http://oglobo.globo.com/pais/noblat/Default.asp

"O mundo está em chamas" por causa da crise econômica, decretou no último fim de semana o ministro Guido Mantega, da Fazenda. Mas pelo menos por aqui o governo não vê motivo sequer para reduzir suas despesas com o uso de cartão de crédito corporativo.

Pelo contrário: elas cresceram 142% se comparado o primeiro trimestre de 2008 com o primeiro trimestre deste ano. Os números foram garimpados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) por técnicos do gabinete da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Apesar de todo o protesto e revolta popular a farra com os cartões de crédito corporativos pagos por nós contribuintes continua. Não adianta reclamar. O povo esquece, a imprensa passa a dar atenção a outro escândalo e a farra continua.

São dois Brasis. O Brasil de Lula, que não tem crise nem marolinha, e o nosso Brasil real, onde falta assistência médica, qualidade de ensino, segurança pública, seguridade social adequada, onde cresce o desemprego, onde falta moradia, transporte público digno.

Enquanto o povo tem de enfrentar longas filas para atendimento médico no SUS, nossos políticos se tratam no Incor, um dos melhores hospitais do país com todo o conforto.

E ainda ri da gente.

O Desrespeito a Lei

O Presidente da República descaradamente faz campanha eleitoral para 2010 num flagrante desrespeito a legislação que ele jurou cumprir.

O Presidente comete crime de responsabilidade e as autoridades responsáveis por fazer com que a legislação seja cumprida não vêem nada de errado neste comportamento.

O Brasil está entregue a um bando de corruptos, que além desviar recursos do governo em benefício proprio. agem como se fossem superiores a lei e a Constituição.

Temos duas classes de cidadãos, os políticos, para quem as leis não se aplicam, e o cidadão comum, em quem os rigores da lei são aplicados.

Só com muito trabalho e persistência poderemos nos livrar desta praga.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mais uma Sugestão de Panfleto

Mais uma sugestão para Panfletagem.

Nada é feito sem algum sacrifício e dispêndio. Podemos montar panfletos imprimir e distribuir, ou pagar como matéria paga em algum jornal popular. Mas nunca vamos mudar o estado de coisas em que o Brasil se encontra só confortavelmente em casa na frente do computador. Só isto não basta.

Você e o Transporte Público

Você paga impostos em tudo o que compra para ir ao trabalho assim:











Você paga impostos em tudo o que compra para ELLES irem trabalhar assim:






(Foto do carro presidencial e do interior do aerolula)




Não é Justo

Fora Lula
Fora PT

Gostaria de receber sugestões dos leitores. Como disse, não sou jornalista, nem publicitário, muito menos marketeiro regiamente pago pelo PT.

Sugestão para Panfleto

A seguir uma sugestão de Panfleto para panfletagem nos hospitais públicos nos dias de visita ou nas filas de atendimento:

Você e o SUS


Você paga impostos em tudo que compra para ser atendido assim:



















Você Paga impostos em tudo que compra para ELLES serem atendidos assim:


















E ainda riem de você


Não é Justo

Fora Lula
Fora PT


domingo, 26 de abril de 2009

A Voz do Leitor 2

Com relação ao post Faça a Sua Parte Recebi o seguinte comentário que respondo parágrafo por parágrafo em verde:

ZEPOVO disse...

Não fique nervoso, mas as técnicas que vc sugere são muito usadas pelas esquerdas e o socialismo em geral. Trabalho de formiguinha, panfletagem, denúncias do que está errado e esclarecimento popular. Funciona, pode acreditar.

Não fico nervoso, pode ficar tranquilo. Realmente acho que este é o melhor método, o trabalho de panfletagem esclarecendo o povo. Distribuindo folhetos nas filas do SUS, mostrando que enquanto o povo que paga impostos fica hora e dias dependendo de uma consulta, nossos governantes, com nosso dinheiro suado se tratam nos melhores hospitais do país, depois deizem que o SUS é quase perfeito.

Eu acredito que vai funcionar. Mas de uma coisa não podemos abrir mão. Da verdade. O socialismo se usa da mentira e da enganção. Fidel Castro ao chegar ao poder em Cuba há cinquenta anos atrás prometeu eleições livres que não ocrreram até hoje.

O que podemos fazer em primeiro lugar e antes de qualquer coisa,é agirmos em nossa vida pessoal com honestidade, honra e civilidade. Não aceitar o errado, exigir respeito e eficiência por parte dos funcionários públicos e denunciar quando tropeçamos em algo errado. Não ofereça proprina, não aceite o achaque e não aceite a convivência social com corruptos e safados, mesmo os bem sucedidos que muitas vezes são respeitados e até invejados por nossa sociedade.

Neste parágrafo só posso concordar e dizer que é isto que Cristo exige de nós. É desta forma que um Cristão deve viver e agir. Mas não deixe de denunciar o erro. Não deixe de reconhecer o seu erro. Quando erramos, temos que reconhecer. Pedir desculpas não tira pedaço e só nos honra e dignifica,

Não existe ditadura socialista porque o socialismo é democrático na expressão da palavra e na prática. Todos os governos latinos com viés socialista, tão criticados nos dias de hoje, estão no poder porque são apoiados pelo povo. Quem quer derrubá-los são os golpistas, amantes da ditadura disfarçada de "democracia válida é a que MEU candidato ganha" este é o pensamneto dos capitalistas democratas, mas de fachada apenas, verdadeiros fariseus exploradores do povo.

Existe ditadura socialista sim. É o caso de Cuba, da China, da Coréia do Norte, do Vietnam, de Angola, de Moçambique, só para citar alguns. Os governos latinos com viés socialista são criticados por seu viés também ditatorial. Chaves, antes de ser eleito, comandou um golpe militar frustrado na Venezuela. Chaves fechou uma emissora de TV porque lhe fazia oposição (isto não é atitude ditatorial?).

Morales se recusa a aceitar o plebicito que determinou autonomia de provincias bolivianas.

A democracia implica em alternância de poder, e todos os governantes com viés de esquerda procuram se perpetuar no poder.

SENTINELA,
Para vc ser ouvido e sua opinião ser produtiva, até para seus objetivos, é preciso ter argumentos, respeito pelo adversário e no caso em questão muita humanidade. Tenho certeza que vc mesmo pode concluir que exagerou.

Não posso responder pelo Sentinela. Mas o que posso lhe dizer é que todos têm direito a sua opinião. As ações de Dilma no passado, causando muito sofrimento e dor as familias das pessoas inocentes que foram assassinadas em ações terroristas do grupo COLINA, da VAR e VAR-Palmares, sem que ela tenha demonstrado nenhum arrependimento ou remosrso, levam as pessoas a desconfiar de suas ações hoje.

Eu sinceramente espero que ela se recupere 100% para ser 100% derrotada nas urnas.

A Voz do Leitor


Alda do Crítica... disse...

Olá amigo, vim deixar um bom dia, li em seu blog coisas boas e outras fiquei sem entender, desculpe, entendi que você não gosta do Pt, isto ficou claro mas não ficou claro pq você não gosta da Petrobras. Queria entender pois como patriota devemos valorizar as coisas brasileiras, mas possivelmente você tenha uma razão maior;
Bjs
Alda Inacio

26 de Abril de 2009 12:37



Bom dia Alda Obrigado pela visita. A questão da Petrobrás, do Banco do Brasil ou qualquer outra estatal é a seguinte.

A função do governo é a de prover a população programa digno de saúde, educação básica de qualidade, segurnça pública e segurnça social, além de fiscalizar as empresas protegendo assim os consumidores contra a formação de cartéis e monopólios.


O governo administra muito mal as empresas que estão sob sua responsabilidade, As estatais são verdadeiros cabides de emprego e fonte de renda para a corrupção, como vimos o Banco do Brasil alimentando o Mensalão através das empresas de Marcos Valério.


Criou-se no Brasil uma idéia de que a Petrobrás é do povo. Não é, é do governo que está no poder.

Os lucros da Petrobrás não beneficiam os cidadãos.


Por outro lado, se a Petrobrás fosse quebrada em diversas empresas de sociedade anônima você teria as seguintes vantagens:


1. Ações destas empresas na bolsa e pulverizadas entre acionistas brasileiros.


2. Concorrência entre elas, fazendo com que o preço dos combustíveis fosse mais barato.


3. A administração das mesmas seria por competência e não por indicação política.


4. Sobre o lucro das empresas, mais eficientes, incidiriam mais impostos para serem aplicados em saúde, educação etc.


5. O governo exerceria fiscalização sobre elas através das Agências Reguladoras.
É estranho o governo se auto-fiscalizar, ou seja o governo é dono da Petrobrás e fiscaliza a empresa, acaba privilegiando os acordos políticos em lugar dos interesses da nação.

Um exemplo claro dos benefícios da privatização foi a questâo da telefonia. Talvez você seja muito nova e não se lembre ou não saiba.

Quanto as telefônicas eram estatais, só se conseguia um telefone através dos planos de expansâo. Levava anos para se adquirir uma linha por preços exorbitantes. Até se conseguir um aparelho podia-se alugar um de terceiros por mais de um salário mínimo por mês fora a conta.

Hoje podemos optar por diversos serviços de telefonia. A linha é instalada em menos de 24 horas e há planos variados que se adequam ao orçamento. Na telefonia móvel, há quase que um aparelho por cidadão. Isto não era possível com o monopólio estatal da telefonia.

Alguma pessoas, inclusive eu, não estamos abastecendo em postos BR, por dois motivos. O primeiro é que pela Petrobrás ser dona da distribuidora BR e ter o monopólio do petróleo no Brasil, ela tem mantido o preço dos combustíveis artificialmente altos. O barril do petróleo caiu de quase US$150,00 para algo perto de US$50,00 e não vimos ainda uma redução equivalente nos custos dos combustíveis.

A Petrobrás é um simbolo do governo federal, e boicotando os postos de bandeira BR, estamos demonstrando nosso desapreço pelos rumos que nosso país tem tomado.

Reclamão disse...

Acho que faltou só dizer que o lucro líquido da petrossauro no último exercício foi de 33 bilhões de reais e nos enganam com o surrado chavão " O petróleo é nosso".

Espero poder ter respondido sua pergunta.

sábado, 25 de abril de 2009

Faça a Sua Parte

Não sei que é o autor desta história:

Um pescador andava pela praia avaliando os estragos depois de um dia e uma noite que o mar ficou de ressaca, muitos peixes jaziam na areia e muitas estrelas do mar tentavam, inutilmente, se arrastar para água.


Mais ao longe o pescador avista seu filho, empenhado em pegar cada uma daquelas estrelas do mar e colocá-la na água, corria então até a próxima que via e voltava a colocar gentilmente no mar.

O pai dá um sorriso, e fala ao filho.

-Menino, larga mão de ser bobo, está vendo a quantidade de estrelas do mar que tem na praia, não é você quem vai fazer a diferença.

O menino parou, olhou para a estrela do mar que estava em suas mãos, a levantou e respondeu ao pai.

-Pai, para essa e para as outras que eu alcançar eu vou sim fazer a diferença.

O pai então, ajudou o menino.

A moral desta história é óbvia. Nossas atitudes, mesmo que isoladas fazem a diferença.

Hoje enfrentamos um problema grave em nossa pátria. O governo está entregue a pessoas moralmente podres. O legislativo está podre e o judiciário também não está a merecer muito nossa confiança.

Estamos meio perdidos sem saber o que fazer.

O certo é que não podemos ficar parados reclamando e resmungando. Temos que tomar ações pró ativas. Ações que vão demandar de nós esforços. Vamos ter que colocar a cara a tapa.

Vamos que nos tornar militantes do bem. Enfrentar no corpo a corpo, no olho no olho. Temos de sair de nossa zona de conforto e enfrentar o inimigo no campo de batalha.

Cada um tem que descobrir o que faz de melhor.

É como nosso corpo. Cada membro tem uma função. Nós estamos com a mesma ideia de mudar nosso país, de transforma-lo em um lugar melhor para nossos filhos e netos.

Alguns de nós (não eu) tem o dom de escreve e se comunicar bem. Estes devem, por exemplo, escrever folhetos. Outros tem cara de pau e não tem vergonha, estes devem distribuir os folhetos em filas de ônibus, metros, trens nas saídas das fábricas. Estes devem estar preparados para ouvir desaforos e palavrões. Faz parte.

Em resumo, precisamos nos organizar e formar a nossa militância do bem contra o mal.

Estou aberto a opiniões. Vamos abrir uma discussão em torno do assunto. Vamos começar a trabalhar duro, do contrário teremos de nos conformar com a ditadura de esquerda.

Para onde foram nossos princípios?

Sei que sou careta e na maioria das vezes ingenuo.

No entanto ainda prezo certos valores que aprendi de berço e que infelizmente estou vendo que estão desaparecendo do meio de nossa sociedade.

Estou mais velho, mais careta e mais ingenuo porque acho que podemos recuperar muitos destes valores perdidos.

Vejo que hoje a lei de Gerson é o que vale. Ganhar vantagem em tudo.

Ás vezes alguém recebe troco a mais e fica quieto. Azar de quem não prestou a atenção ao contar o dinheiro que ia dar de troco. Da próxima vez fica mais esperto.

Encontra-se um objeto ou dinheiro perdido não se procura o dono para fazer a devolução. Aliás isto é tão raro hoje que quando acontece vira notícia de TV com direito a entrevista e tudo.

Condenar o homsexualismo está prestes a se tornar crime. A mulher é dona de seu próprio corpo e pode resolver tirar a vida de um feto a seu bel prazer. A prática do ato sexual não traz mais consigo as responsabilidades.

Ser religioso, falar em Deus e em Bíblia é caretice. É coisa de velho que está prestes a morrer.

O fato de ficar casado anos a fio agora é uma coisa estranha. Já está casado com a mesma mulher há 25 anos? Ainda não se cansou?


Estes novos conceitos de que a infidelidade conjugal, o aborto, a prática do sexo só pelo prazer, o homosexualismo, a esperteza são coisas naturais, estão nos programas de TV que nós nossos filhos e netos assistem todos os dias.


Fumar maconha é menos prejudicial a saúde do que o tabaco e por aí vai.
Destruindo nossos princípios morais que aprendemos em nossas igrejas e de nossos pais e avós.

Pois é, sou mesmo um velho careta saudosista do tempo em que era louvável ser honesto e ético.

Morte do Patiotrismo?


Mateus 12:25 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

OLAVO BILAC - Soneto à Pátria

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!


Criança! Não verás nenhum país como este!

Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta!

A Natureza, aqui perpetuamente em festa,

É um seio de mãe a transbordar carinhos.

Vê que a vida há no chão! Vê que vida há nos ninhos,

Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!

Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!

Vê que grande extensão de matas, onde impera

Fecunda e luminosa, a eterna primavera!

Boa terra! Jamais negou a quem trabalha

O pão que mata a fome, o teto que agasalha...

Quem com o seu suor a fecunda e umedece,

Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece.

Criança! Não verás nenhum país como este!

Imita na grandeza a terra em que nasceste!

Será que o patriotismo no Brasil morreu?

Uma das primeira coisas que vemos nos que querem implantar no Brasil um regime socialista é a campanha para acabar com o sentimento de patriotismo e de amor a pátria.

Quantos de nós já ouvimos falar em releitura da história. Quantos de nós já vimos e ouvimos até mesm o de nossos professores uma reinterpretação da história onde os herois nacionais são apresentados como verdadeiros vilões.

Até mesmo nosso presidente da república tem a mania de dizer que nunca na história deztepaiz houve um governo democrático, ou que o Brasil sempre foi governado, até agora, pelas zelites corruptas.

Estamos nos esquecendo de que brancos de olhos azuis, afro-descendentes, pardos, indios, amarelos, filhos e netos de italianos, alemães, americanos, somos todos Brasileiros?

Estamos nos esquecendo de que nordestinos, nortistas, sulistas, somos todos filhos de uma mesma pátria?

Estamos nos esquecendo que com credos difertentes, somos todos Brasileiros?

A única vez que vemos o orgulho nacional demonstrado através de nossas bandeiras desfraldadas em nossas casas e automóveis é por ocasião da Copa do Mundo de Futebol. Passado isto nossas bandeiras são guardadas no fundo do armário até a próxima copa.

Temos hoje um governo que despreza o patriotismo. Os interesses pessoais e ideológicos de esquerda suplantam qualquer sentimento de brasileiridade.

Nos curvamos aos desejos de Evo Morales com relação as refinarias da Petrobrás, aos de Lugo em relação a Itaipu, por preconceito contra americanos, hostilizamos nosso maior parceiro comercial dando preferência a aqueles que nunca poderão nos levar ao desenvolvimento econômico e social.

Vemos que o patriotismo de nossos governantes é este da ilustração a seguir:

Gostamos muito de criticar os americanos. Mas quando é que veremos cenas como estas, onde a bandeira nacional é hasteada orgulhosamente na frente de nossas casas o ano inteiro, independentemente se o Brasil vai ou não jogar uma partida de futebol contra Argentina?

Geralmente o sentimento que temos ao ver alguém agir desta forma é " Que careta, olha só o cara sô - Colocando a bandeira na frente da casa e hoje não tem nenhum jogo do Brasil..."

O que vemos muito é o maior desrespeito aos simbolos nacionais que são usados como toalhas, saidas de praia, roupas íntimas etc.

Sou careta?

Sou sim. Mas com muito orgulho de ser Patriota e de ser Brasileiro.