domingo, 12 de abril de 2009

Ensino


" Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, quando for velho, não se deviará dele." - Provérbios 22: 6

Esta é uma das sabedorias do Rei Salomão. Há milhares de anos atrás já se dava importância a educação. O ensino é a única coisa que podemos transmitir a nossos filhos e que ninguém nunca poderá tomar deles.


Podemos deixar um levado de bens materiais, que mais cedo ou mais tarde podem se acabar. Podem ser roubados, tomados ou destruídos.

Mas os ensinamentos e o saber que são adquiridos, isto ninguém pode tomar ou roubar.

Por este motivo é tão importante que seja dada toda a importância ao ensino e ao saber. E uma das primeiras coisas que devemos ensinar é a importância de se questionar, de se interrogar, de saber o por que e o como das coisas. Só assim não seremos enganados, ou dirigidos como bois para o matadouro.

É isto que os mentirosos fazem. Ficam repetindo a mesma mentira milhares de vezes na esperança de que não sejam questionados e desmacarados. Assim quem sabe a mentira se transforma em verdade?

Este é o caso do " nunca antes na história do Brasil....." aí vem por exemplo - Nunca antes na história do Brasil emprestamos dinheiro para o FMI, não é chique? Mentira.

Nunca antes na história do Brasil fomos auto-suficientes em Petróle0 - Mentira, ainda não somos.

Nunca antes na história do Brasil o país foi governado por uma Mulher - Mentira - A Princesa Izabel governou o Brasil e assinou a lei que libertou os escravos.

Temos de questionar o que ouvimos. O professor na escola tem obrigação de repassar este comportamento para seus alunos. Questionar. O professor não é o dono da verdade. Sua responsabilidade é o de mostrar ao aluno o caminho que ele deve percorrer para encontrar o conhecimento.

Nenhum comentário: