sábado, 4 de abril de 2009

Sistema Educacional Sucateado


Tendo trabalhado mais de 35 anos com Recursos Humanos, lidei muito com a contratação de pessoal e com a qualidade da mão de obra das pessoas que se formavam em nossas escolas de ensino médio e universidades.

Uma de minhas atribuições era encontrar mão de obra qualificada para as empresas.

Ao longo dos anos pude constatar na prática, como a qualidade do ensino afetava o conhecimento das pessoas que entravam no mercado de trabalho. Era cada vez mais difícil se encontrar profissionais qualificados, apesar das escolas e universidades estarem formando cada vez mais alunos.

Um dos problemas está nos professores e nos investimentos que deveriam ser feitos para equipar as escolas, tanto de material como as próprias instalações físicas.

Com os salários reduzidos os professores têm que ter uma carga dobrada de trabalho para que possam dar condições mínimas de sobrevivência a sua família.
No entanto a carga horária do professor não se resume ao tempo que está em sala de aula. A maior parte de seu tempo é consumida com a preparação das aulas, correção de exercícios e atenção individual aos alunos com maiores dificuldades de aprendizado.

Com o fato de terem de dar aulas em dois ou até três escolas diferentes, o preparo das aulas fica prejudicado. O professor não tem tempo para dar atenção aos alunos que necessitam, muito menos de se reciclar e de se atualizar.

Resultado, a qualidade da mão de obra que nos é fornecida pelo sistema de ensino é cada vez mais deficiente.

Nossos impostos que deveriam ser aplicados em educação são gastos na manutenção de nossos políticos em Brasília e nos estados, no pagamento de cartões corporativos, nas viagens do Força Aérea 51, nos convescotes de prefeitos para lançamento de candidatura a presidência da república, em operações plásticas e aplicações de botox e na corrupção desenfreada do governo Lula.

Os leitores por favor me corrijam se falei alguma bobagem.

2 comentários:

Prof. Israel Lima disse...

Meu amigo, Laguardia,

Você disse tudo, pois é, essa é a nossa realidade.
Temos que nos desdobrar para conseguirmos sustentar nossas famílias. O professor, hoje, no Brasil está muito desvalorizado, desrespeitado, mal pago e acima de tudo injustiçado.

Será que um dia isso vai ser concertado?

Valeu e parabéns pela postagem falando de um assundo tão sério.

Por enquanto é só isso!!!

Carlos: disse...

ha coo cade a bobagem, a verdade e que doi sabe rque tudo esta assim mesmo.