domingo, 7 de agosto de 2011

Nossa insensibilidade causa perda de vidas preciosas



Sob pressão do governo, a Câmara esvaziou um projeto de lei que previa levar ao banco dos réus agentes de saúde e da Funai (Fundação Nacional do Índio) considerados "omissos" em casos de infanticídio em aldeias, informa reportagem de Bernardo Mello Franco publicada na Folha deste domingo (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). 
 
A prática de enterrar crianças vivas, ou abandoná-las na floresta, persistiria até hoje em cerca de 20 etnias brasileiras. Os bebês são escolhidos para morrer por diversos motivos, desde nascer com deficiência física a ser gêmeo ou filho de mãe solteira. 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade - Constituição Federal do Brasil.

A FUNAI e o governo federal demonstram que a preservação dos costumes indígenas, por mais bárbaros que sejam, devem ser preservados a todo o custo.
Os agentes da FUNAI, mesmo sabedores de que uma criança será sacrificada não interferem e muitas vezes impedem que outros atuem em favor destas crianças inocentes.

Os agentes da FUNAI e os agentes do governo têm sim de ser reponsabilidados por estas mortes de inocentes.
Os índios, devido a sua cultura e principalmente devido a sua ignorância, não podem ser criminalizados, mas os agentes da FUNAI sim.

O índio é um ser humano como qualquer outro de nós, e por isto deve ter sua vida protegida. O índio não é um animal que deve ser deixado em seu estado primitivo como querem muitos antropologos. Devem ser tratados como seres humanos com direito ao respeito e a vida. 

A ação do governo ao impedir esta lei que protege a vida de inocentes é criminosa.
Criminosa também tem sido nossa insensibilidade quanto ao assunto. Não tomamos conhecimento e não reagimos.

A seguir um filme do you tube que eu espero que nos desperte para o problema: 

Um comentário:

Mery disse...

Parabéns pelo post, está muito bom, alguém que se preocupa com os injustiçados e com as minorias, eu o respeito muito, sempre na luta, apontando e esclarecendo seus leitores a respeito do desgoverno Dilma e Lula.
Abraços da Mery.