segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cotas nas Universidades

Recentemente enviei a todos os Senadores e Deputados um email protestando contra a legislação que estabelece cotas nas Universidades para alunos egressos de escolas públicas, bem como protestando contra as cotas raciais.

No meu entender, além de inconstitucional, esta legislação perpetua a má qualidade de ensino em nossas instituições públicas e não provome a inclusão social.

A única resposta que recebi foi a do Senador Jarbas Vasconcelos, transcrevo:

Quero registrar o recebimento da sua mensagem. Gostaria de lhe informar que o PLC 180/2008 - que reserva 50% das vagas de Universidades Federais, Estaduais e ensino técnico, a serem preenchidas por alunos provenientes da rede pública que comprovem pertencer a famílias de baixa renda e dentre estes, especialmente, os de origem negra e índia.

Em primeiro lugar, se faz necessário observar que a Constituição Federal, em seu artigo 5º, que julgo como o mais importante de todo o texto, garante e assegura que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...)”.

Entendo que o ponto central desta discussão é a péssima qualidade do ensino público em nosso país. Investimentos e esforços devem ser direcionados à educação básica e ao ensino médio, para dotar os alunos de condições para concorres em igualdade com os demais.

Em vista disto, informo meu posicionamento contrário a do PLC 180/2008 na forma como foi proposto.

Atenciosamente,

Jarbas Vasconcelos


Continuarei a manifestar a minha opinião aos nossos parlamentares, mesmo que o número de respostas seja mínimo.

3 comentários:

ZEPOVO disse...

Devagar e sempre. É uma questão apenas de mostrar que tem gente atenta e preocupada. Nossos políticos precisam ser lembrados que nos devem explicações.
Mesmo não concordando com vc, aprovo seu patriotismo, cheio de boas intenções. Vá em frente companheiro!

Direita Bem Informada disse...

Jarbas Vasconcelos é o unico senador de respeito. Ele é verdadeiramente comprometido em ajudar o Brasil.

Espero me encontrar com ele em Brasilia nesse ano.

Fabiano Barreto disse...

A idéia do contato direto com os parlamentares foi, realmente, excepcional!

Grande exemplo para aqueles que se sentem distanciados dos homens de decisão e impotentes perante os processos políticos.

Com relação ao sistema de cotas, penso que é realmente lamentável que se tenha de utilizar um mecanismo desse gênero em nossa sociedade. Porém, é uma das formas de efetuar uma reparação histórica.

Que tal medida não seja vista como ponto de exaustão do assunto, mas, como parte de um processo que tenha por finalidade o bem maior de garantir boa educação para todos.

Parabéns e um abraço!