quarta-feira, 8 de abril de 2009

Paz

Recentemente um anônimo, pensando que estava me insultando, disse que eu tinha saudades do regime militar.

Não aprovo ditaduras, quer de direita ou de esquerda. Acredito que a democracia e o capitalismo são os melhores sistemas para dignificar o ser humano.

No entanto, relembrando aqueles anos e até mesmo antes de 1964, posso afirmar sem titubear e sem sombra de dúvida, que sim. Tenho saudades daqueles tempos, e todos os que viveram aquela época hão de concordar comigo.

Era uma época em que eu, com 17, 18 anos, podia ir a qualquer ponto da cidade sem receito de ser assaltado.

Era um tempo em que meus irmãos andavam longas distância a pé para ir a escola,

Era um tempo em que o trabalhador foi valorizado. Criou-se o Sistema Financeiro da Habitação que possibilitou ao trabalhador adquirir a tão sonhada casa própria a juros baixos e longo financiamento, 25 a 30 anos.

Foi quanto se criou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Garantiu ao trabalhador uma poupança para a aposentadoria ou aquisição da casa própria, que antes era quase que impossível para ser adquirida.

Foi o tempo das grandes obras, preparando o Brasil para o desenvolvimento. Foi quando se construíram as grandes usinas hidroeléctricas, como Itaipú. Quando se desenvolveu a tecnologia da energia nuclear para produção de energia como Angra I.

Nesta época também a Petrobrás desenvolveu a tecnologia para exploração de Petróleo em águas profundas, que hoje possibilita-nos a sonhar com a exploração do pré-sal.

A industria nacional se consolidou abrindo as portas de milhões de empregos. Foi quando o salário real aumentou.

Era uma época de baixos juros.

Foi quando o Brasil consolidou a Amazonia como território nacional e estabeleceu lá sua soberania.

Era uma época em que as pessoas que atualmente nos governam e saqueiam os cofres públicos estavam tentando instituir no Brasil uma ditadura sanguinária de esquerda e encontravam forte resistência do povo.

Infelizmente hoje em dia muitos jovens, que não conheceram aquela época, não dão o devido valor ao tratamento digno do trabalhador, do contribuinte, Não sabem mais o que é ética e honestidade na política.

Não tenho saudades dos atos terroristas que ceifaram tantas vidas inocentes, como não tenho saudades dos excessos praticados pelos militares, que provávelmente Tarso Genro classificaria como arroubo, tal e qual fez com os crimes cometidos pelo MST.

2 comentários:

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

Assino embaixo amigo.

Ederson Sousa disse...

Muito boa resposta. Isso é um pensamento frio e apolítico. Apenas relatou o que acontecia na ditadura. Não vivi essa época, mas meus pais e amigos deles falam a mesma coisa. Não era perfeito, mas não era pior do que hoje.