quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Editorial da Rede Bandeirantes


Confira, abaixo, a opinião do Grupo Bandeirantes sobre a relação do Brasil com a Bolívia e o caso envolvendo um senador boliviano que viajou para o Brasil com a ajuda de diplomata brasileiro. 

Quando as tropas de Evo Morales invadiram a área da Petrobras na Bolívia, no episódio da expropriação da refinaria, o nosso governo, não só desculpou a ação do vizinho – como quase pediu desculpas pelo incômodo.

Mas a subserviência de Brasília diante do governo Evo Morales nos reservaria outros episódios vergonhosos – como negociar o preço do gás atendendo mais aos interesses bolivianos do que aos brasileiros. 

Ou como engolir o desrespeito de agentes de La Paz vasculhando o avião de autoridades brasileiras. Mas nessa já longa história de rendição aos desejos do presidente Morales, nada foi tão covarde como aceitar medrosamente que um salvo-conduto não fosse concedido ao ex-senador da oposição boliviana - finalmente resgatado graças a algumas ações individuais.

E só falta agora extraditá-lo para completar o descalabro. Além da humilhante posição brasileira em si, nosso país se constrangeu também pela traição de uma história ética e humanitária que sempre marcou o Itamaraty.

Era um orgulho para os brasileiros. Agora, é uma vergonha.

Esta é a opinião do Grupo Bandeirantes.

Nenhum comentário: