sábado, 17 de agosto de 2013

Tolerância Zero com a corrupção é o que queremos


Vivemos hoje em um Brasil onde a corrupção está institucionalizada. Não há uma semana que se passe sem que um novo escândalo seja revelado. O último foi sobre a formação de cartel nas obras do metro de São Paulo durante os governos do PSDB. Quero ver quanto tempo vai levar para que os envolvidos sejam julgados, condenados e cumpram suas penas.

Há sete anos rola no STF o processo do mensalão do PT. Os réus foram julgados, condenados e agora fazem suas apelações, quanto tempo isto vai durar não sei. Só sei que o povo já não aguenta mais tanta impunidade.

Na última seção de julgamento o Ministro Joaquim Barbosa perdeu a paciência com o Ministro Lewandowski que queria rediscutir a pena imposta ao bispo Rodrigues.Ora o caso do bispo Rodrigues já havia sido discutido a exaustão, e o mesmo condenado por unanimidade inclusive por Lewndowski. Agora Lewandowski queria reduzir a pena do bispo Rodrigues, colocando mais uma pizza no forno do STF.

Se não forem aplicadas penas severas aos corruptos, o crime vai compensar. Quem assistiu ao julgamento do mensalão pela TV pode comprovar a tendência de Lewandowski em inocentar os réus ou aplicar penas brandas. Isto é inaceitável para quem quer o fim da corrupção.

Outros escândalos continuam sem julgamento. O mensalão do PSDB com Eduardo Azeredo em Minas Gerais, o mensalão do DEM em Brasília e tantos outros. A justiça tem que ter tolerância Zero com este tipo de crime.

Lewandowski, Dias Tófoli, o novo ministro Barroso, ao defenderem penas mais brandas e não condenaram estes criminosos não só a pesadas penas de prisão como também a devolver o dinheiro roubado, perpetuam a ideia de que este tipo de crime compensa. Estes ministros estão prestando um des-serviço ao Brasil!

Nenhum comentário: