sábado, 17 de outubro de 2009

Incompetência do Governo


Fonte: Revista Exame
A Eletrobrás parece ter dinheiro de sobra.
.
A estatal vem desdenhando uma receita que poderia chegar a 100 milhões de reais por ano.
.
Trata-se de dinheiro que ela teria direito a receber em créditos de carbono porque 2,8 milhões de toneladas de poluentes deixam de ser emitidos anualmente na atmosfera.
.
Esse benefício vem dos projetos do Proinfa, programa do governo federal criado em 2002 para incentivar fontes de energia renováveis. Estão inscritos no Proinfa 54 parques eólicos, 63 pequenas hidrelétricas e 27 usinas à base de biomassa.
.
Na época da contratação dos projetos, os direitos aos créditos de carbono foram atribuídos à Eletrobrás. Para fazer valer os direitos, a estatal teria de registrar os créditos na Organização das Nações Unidas, que autoriza sua comercialização mundialmente. As empresas de energia eólica propuseram cuidar da burocracia exigida para isso e repartir a receita que fosse obtida. A Eletrobrás não topou -- e também até agora não fez o registro. "O processo é complexo mas está andando", diz Mário Pires, técnico da Eletrobrás ligado ao Proinfa.
.
Como o destino do dinheiro seria reduzir a tarifa de energia, quem perde é o consumidor brasileiro.
.
O governo Lula está se lixando para o povo brasileiro. O importante é dar dinheiro para os "cumpoanheiros", Evo Morales, Lugo do Paraguai etc.
.
é incompetência total. O governo não sabe administrar empresas.

Nenhum comentário: