O governo cogita criar um índice que exclua a variação de preços de alimentos e dos combustíveis, itens que costumam puxar a inflação para cima, muitas vezes sob influência de fatores climáticos e externos. Fonte: Blog do Noblat
Alterar os índices de inflação adptando os componentes do índice que mede a variação de preços já tem se tornado uma prática usual do governo.
Usa-se este artifício para demonstrar que o governo está "controlando" a inflação.
Como os produtos alimentícios e os preços de combustíveis estão aumentando de tal forma que afeta negativamente a taxa de inflação (tornando-a mais alta e acima da meta estabelecida pelas autoridades econômicas), retiram-se estes dois itens da cesta de produtos que alimentam as estatísticas e tudo volta a ficar bem podendo o governo mostrar um índice positivo.
Assim o reajuste dos aposentados e do salário mínimo ficam mais baixos, apesar do povo gastar mais com alimentação.
E a Petrobrás, tão eficiente e tão lucrativa pode aumentar os preços dos combustíveis para maquiar a incompetência de seus dirigentes.
Mudam-se as estatísticas para beneficiar os governantes demagogos. O povo fica prejudicado, mas quem se importa?
4 comentários:
Por que já não muda logo também o nome dos indicadores de índice para piada!?
##
Alguém lembra da inflação do chuchu?
A de agora e revisão daquela.
E ainda acha que não entendemos, a maquinação.
"É muito mas fácil manipulação
a informação, do que resolver o problema da inflação.
É a universidade de malandragem do Lula,Passando conhecimentos pra Dilma ,... é como riqueza dos brazucas que só existe na Petelândia,....
Postar um comentário