sábado, 28 de fevereiro de 2009

Venezuela - Democracia?


Todo o dia alguém vem defender Hugo Chaves dizendo que o santo não é um ditador pois já realizou mais de 14 eleições na Venezuela, como se eleições e número de eleições fosse indicativo de democracia.

Se fosse assim não poderíamos nunca dizer que a Alemanha Nazista era uma ditadura. Afinal de contas havia eleições na Alemanha.

A Cuba de Fidel Castro seria uma democracia, quantas eleições já foram realizadas lá nos 50 anos de ditadura comunita?

Na União Soviética, na Coréia do Norte, no Irã, no Iraque de Sadã Husseim sempre houve eleições. São ou eram democracias?

E esta é para matar a esquerda de vez. Quantas eleições houve durante o regime militar no Brasil? E no Brasil com eleições era uma ditadura, já a Venezuela não é. É muita incoerência.

Na minha opinião, para que um país possa ser classificado como democrata entre outras as seguintes condições devem exisitir:

1. Eleições livres
2. Respeito a opinião das minorias
3. Imprensa livre
4. Poderes independentes, executivo, legislativo e judiciário
5. Liberdade de palavra, ou seja livre manifestação
6. Respeito a propriedade privada
7. Justiça Social - não quer dizer igualdade de condições econômicas, mas sim igualdade de oportunidades.
8. Cumprimento da Constituição e das Leis do país
9. Punição para corrupção e falta de comportamento ético.

Como disse há outros fatores.

Levando estes em consideração vemos que a Venezuela não pode ser considerada uma democracia. Chaves fecha TVs, rádios e jornais de oposição. Chaves controla 100% do legislativo e do judiciário além é lógico do executivo.

E o pior é que se analisarmos por este angulo veremos que estamos paulatinamente perdendo nossa condição de democracia.

Lula não tolera crítica. Vez por outra ataca a imprensa e por diversas vezes já tentou amordaçar a imprensa livre. O legislativo está dominado através de propinas para os deputados. O presidente age a margem da lei, e o judiciário não age.



12 comentários:

A Sentinela disse...

Correto amigo,

O Presidente age a margem da lei.

ELOCUBAÇÕES

Coisas bestas,
ditas ao acaso,
verborragia,
logorréia...

Engraçado, me lembra claramente um certo presidente:
Nunca antes neste país, a unanimidade foi maior de 100%;
e continua crescendo, e toma fermento neste bolo.
você leitor amigo,não fique chateado...
Ainda não foi entrevistado???
pelo menos vc deve ser um ponto fora da reta,
você tá on? vc tá off?
Ao menos aqui, on é off,
afinal, não vá brigar
com a estatística.

Estou on, logo, estou off...

PQP

Unknown disse...

Oi bom dia,li seu comentário e transferi para alguém que saiba.Esclareço cheguei ontem,não sei tudo,mas me esforço para aprender.Tem mais,sou cabeça feita e só faço o que quero e como quero.Digo ainda, não votei em Lula em 2003,votei em Ciro.Na re-eleição fui de Heloisa,tentando mudar o que esta por ai.Complicado muito complicado...o povo anestesiado pela globo e os que podem fazer algo se acomodaram na tv à cabo. Abr. Yvy

Anônimo disse...

Finalmente instalou-se de vez a anarquia no país. Cada autoridade no poder faz o que quer, de acordo com suas crenças, informações e ignorâncias.

Já se vão quase 15 anos de FHC para cá com o MST invadindo propriedades privadas, laboratórios de multinacionais, roubando, destruindo pesquisas tecnológicas, vandalizando bens alheios e, principalmente, alterando o comportamento social na aceitação de tais fatos. Agora querem assassinar e ter a proteção do Estado para seus crimes, uma vez que o crime de invasão já havia sido aceito como luta social. Quase 15 anos se passou para alguém do Judiciário se pronunciar que o MST, financiado pelo governo do PT, é uma organização criminosa. Por outro lado, a justiça do trabalho resolveu ingerir em negócios da iniciativa privada, respaldado por lideres sindicais, a maioria com processos de corrupção e desvio de dinheiro publico em andamento.

Como dizem os jovens "bagunçou geral". Na outra ponta, o governo, depois de inúmeras tentativas em destruir a credibilidade das forças armadas, movido pela inveja, prepara campanha publicitária para mais uma vã tentativa.

Como se não bastasse, estamos diante da maior crise econômico-financeira jamais vista pela humanidade, cujos efeitos ainda não nos alcançaram em sua plenitude.

Já há muito desemprego e haverá muito mais e pior, sem a menor possibilidade de reversão em curto prazo. Grande parte desses desempregados, vendo-se sem alternativas, certamente migrará para o crime, esse mesmo já instalado até nas policias que deveriam combatê-lo.

Nos deparamos com noticias jamais vistas, que elementos do Exército apresentam desvios de conduta, contrabandeando armas provenientes da campanha do desarmamento, realimentando assim o crime organizado.

Não restou muito que preservar.

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN

Mury com y P... disse...

Olá meu amigo te fornecendo uma resposta não muito exata, pois a pergunta trata de Direito do Trabalho que não é minha área.
Neste caso o acordo sindical pode se sobrepor a lei ele não poderar se sobrepor/ferir a Constituição que é a nossa lei maior.
Abraços

Unknown disse...

Laguardia,há comentários lá no blog feito por Zé Augusto.Se puder leia. AB. Yvy

Anônimo disse...

Vale a pena ler o que diz o Coronel Ex R1 Gelio Fregapani (que de esquerda não tem nada), sobre Chavez no site defesanet:
http://www.defesanet.com.br/pensamento1/fregapani.htm

Laguardia disse...

Nogueira

A extrema direita é tão perigosa quanto a extrema esquerda.

Anônimo disse...

Obrigado pela visita ao site estado minimo, concordo com quase tudo aqui e acho que tem muita gente que acha inadmissivel o que vem ocorrendo no pais e quer mudanças, precissamos nos unir, unir todos os bogs e sites que pensam igual, assim vamos mostrar a nossa força-Janio

Unknown disse...

Laguardia, reforço o pedido de Nogueira. É necessário ler tudo que se refere ao país.Abs Yvy


http://www.defesanet.com.br/pensamento1/fregapani.htm

Laguardia disse...

Ivy

Li a indicação do Nogueira. Como trabalhei em mineração e geologia por mais de 35 anos, inclusive na região norte, sei que as informações contidas no artigo são inocrretas e não condizem com a realidade ou com os registros do DNPM (Departamento Nacional de Prospecção Mineral)

Uncle Bob disse...

Prezado Laguardia,

Parabéns pelo blog. Mais uma trincheira ideológica contra os desmandos do governo do apedeuta.

Um pequeno comentário.

Temos tudo isso no papel, ou melhor, na Magna Carta e em milhares de leis.

O problema no Brasil é a aplicabilidade e o respeito às leis.

Há uma distância muito longe entre aquilo que está escrito e no que é praticado.

Saudações!

Laguardia disse...

Roberto,

Você tem razão Tudo está muito bem escrito mas as pessoas não cumprem o que está escrito nem a justiça força o cumprimento das leis.

Este é um trabalho de formiguinha e de agua mole em pedra dura. Temos de insistir até conseguir melhorar