Entre 2003 e 2009, as matrículas em cursos tecnológicos no Brasil cresceram 324%. A qualidade desses cursos, no entanto, só começou a ser avaliada nos últimos três anos. O retrato levantado não é bom: cerca de 160 mil estudantes estão hoje em um curso superior de qualidade ruim. Mais que isso: até agora, apenas 38% deles passaram por algum tipo de avaliação do Ministério da Educação (MEC).
O avanço dos cursos tecnológicos no Brasil foi vertiginoso. Em 2000 havia apenas 364 cursos registrados. Em 2009, o Censo da Educação Superior registrava 4.449 cursos, um crescimento de 1.122%. Fonte: Estadão
O governo anterior se gabava de ter criado inúmeras universidades, que na verdade era apenas a transformação de centros universitários já existentes em universidades, uma ação meramente burocrática.
No entanto toda a propaganda e ação do governo socialista do PT na educação é e sempre foi meramente burocrática.
Propagandeiam que o PROUNI possibilitou que milhares de jovens entrassem para a universidade. Isto é uma propaganda de efeito.
Mas o governo nunca se importou com a qualidade de ensino. A quantidade para fins eleitoreiros é mais importante do que a qualidade.
Mas não há mentira que dure para sempre. Agora a máscara está caindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário