No Brasil, 16,8% dos professores da rede pública não têm formação suficiente para exercer a profissão e estão em situação irregular.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) exige que os docentes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio tenham formação superior, mas 208 mil professores dessas séries concluíram apenas o fundamental ou o médio.
Por Estado, a pior situação é na Bahia, onde 50,8% dos 96,5 mil docentes dessas séries não completaram o ensino superior. Já São Paulo tem a melhor taxa nacional: 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade. Fonte: Folha de São Paulo
Nossos governantes e parlamentares estão se lixando para a qualidade do ensino no Brasil.
O professor ganha uma miséria, não recebe a formação necessária para sua função, não recebe treinamento de atualização. O professor faz o que pode, mas não tem o apoio necessário das autoridades.
Para o desenvolvimento econômico e social do Brasil é preciso que nossas crianças recebam educação de qualidade, e cada vez melhor para que possam atender às exigências tecnológicas cada dia maiores do mercado de trabalho.
Mas, infelizmente, o foco de nossos governantes e parlamentares tem sido sempre em cuidar de seu conforto pessoal, em conseguir cargos públicos dos quais possam auferir benefícios pessoais, em se manter no poder e gozar de todos os benefícios que o poder traz às custas do sacrifício do povo.
Compete a cada um de nós impedir que este desmando irresponsável de nossos governantes continue prejudicando o futuro do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário