Afinal de contas o que queremos dizer quando falamos em ética. O que é isto.
Quando se pergunta o que é ética, muitas vezes obtemos respostas como:
"Ética tem a ver com o que eu sinto que é certo ou errado", ou "Ética tem a ver com minhas crenças religiosas", ou ainda "Ser ético é fazer tudo o que a lei determina" outra definição é "Ética é o que é politicamente correto perante nossa sociedade".
Ética é muito mais do que isto.
Ética se refere a princípios bem fundamentados que trarão benefícios a sociedade como um todo.
Princípios éticos também incluem valores de honestidade, compaixão, lealdade, direitos, tais como o direito a vida, o direito a liberdade, o direito a privacidade, o respeito a opinião alheia, principalmente quando contraditória a nossa.
Ética significa sermos responsáveis com o bem alheio colocado sob nossa guarda.
Assim é que quando dizemos que nossos governantes e representantes não agem de forma ética, é porque os mesmos se utilizam do bem público colocado sob sua guarda, em benefício próprio.
É porque quando têm que decidir sobre questões que afetam o público de forma geral, como exemplo a discussão recente sobre o salário mínimo, decidem segundo critérios de benefícios pessoais e partidários e não em benefício do povo.
A ética também se traduz nas pequenas coisas que fazemos no nosso dia a dia, como por exemplo, comprar um recibo para pagar menos imposto de renda, é uma atitude que não é ética nem honesta.
A atitude de levar vantagem em tudo, é uma atitude também que não é ética.
Precisamos começar a agir com ética e honestidade ao mesmo tempo que exigimos de nossos governantes e parlamentares uma atitude ética e honesta.
Afinal de contas eles receberam o nosso vota para defender os interesses do povo e não os seus próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário