![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5f9IYmQYbCGfsdaAKwmOAQ9Bo2yMqdu5ShV0IiuCXN5iX3wcHHDCx2DvNr1ZoKIIRYlU2bNCXIPi1BTcD3HSBhEQt0maGWo-1EN1D1cLFwfXbRrOjELyh7DZGBwjTIkUNNr3UViZxdeM/s200/Battisti.jpg)
.
De acordo com o Supremo Tribunal Federal Luiz Inácio Lula da Silva poderá deixar de extraditar o assassino Cesare Battisti, mas respeitando o Tratado de Extradição firmado entre Brasil e Itália, o que faz sentido pois o tratado tem força de lei.
.
O tratado bilateral de extradição diz que o presidente da República não pode se recusar a entregar pessoas que sejam procuradas pelo país de origem do cidadão. No entanto, há um artigo do texto que permite a não entrega caso o país onde se encontra o réu considere que ele corre risco de perseguição política. O Supremo Tribunal Federal já definiu que os crimes de Battisti não são políticos, portanto Lula não poderia usar este argumento.
.
Caso Luiz Inácio Lula da Silva decida por não extraditar Battisti, nova ação deverá ser interposta no Supremo Tribunal Federal para determinar que o Presidente da República respeite a lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário