sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão ético provoca apagão no Nordeste


"Houve uma falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, ele deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões", disse ao telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, o diretor de operações da Chesf, Mozart Bandeira Arnaud.

O governo constantemente vem a público dizer que a era do apagão do governo FHC acabou. Que investimentos estão sendo feitos.

Este apagão no Nordeste e outros que temos tido nos últimos anos, demonstram que com demagogia e papo furado não se resolve o problema de falhas como esta.

Falta investimento em novas tecnologias, falta investimento em manutenção, falta investimentos em distribuição.

O governo precisa parar com os discursos e a demagogia e começar a agir.

Dilma até agora não mostrou a que veio. 

Um comentário:

Marc disse...

Todo circuito de controle de alta responsabilidade tem que ter uma coisa chamada de redundancia: se um controle falha ,outro assume e corrige o erro; isso em vários níveis, dependendo da confiabilidade exigida.
O que não tem controle que resolva é o aparelho dos apaniguados, que só sabem o que é energia quando levam um choque.
A Chesf é um orgão que tem o maior percentual de cumpanheros tomando conta; deu no que deu.
Fora que a infra estrutura está obsoleta e não aguenta o aumento do consumo; e ainda os ecochatos de plantão que empatatam novas hidroelétricas por conta de um minhocuçu ou de um mico qualquer.
Não que ache que o meio ambiente deva ser depredado, más existem limites.