O número de apagões graves, como o que acaba de atingir sete Estados do Nordeste, quase dobrou nos últimos dois anos, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), informa a reportadem publicada na edição deste sábado na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Especialistas atribuem o aumento à falta de investimentos e ao clima adverso.
Segundo boletins do ONS, foram registrados no ano passado 91 desligamentos superiores a 100 MW (o equivalente ao consumo médio de uma cidade com 400 mil habitantes). Em 2009 foram 77 desligamentos acima de 100 MW e em 2008 foram 48.
O número de blecautes caiu entre 2005 e 2008, mas voltou a subir em 2009. Naquele ano, o apagão mais abrangente na história do país deixou sem o fornecimento de energia 70 milhões de pessoas em 18 Estados.
O apagão de ontem afetou cerca de 33 milhões de pessoas na região e causou problemas nos serviços de água, saúde e tráfego.
"Temos uma outra certeza: que não vai ter apagão. É que nós hoje voltamos a fazer planejamento"- Dilma Rousseff em entrevista a uma rádio há alguns anos atrás.
Que planejamento mais incompetente. O número de apagões graves quase que dobrou nos últimos anos que tipo de planejamento é este? Que tipo de prevenção é esta?
A verdade é que não estão fazendo manutenção no campo de energia elétrica nem investimentos.
O governo, para se manter no poder, costura alianças com dezenas de partidos políticos e distribui cargos segundo seus interesses de poder e não segundo os interesses do povo.
Neste jogo político o povo é quem paga a conta e fica com o prejuízo.
Os espertalhões do governo continuam com suas mentiras e sua demagogia. E nós os otários continuamos acreditando em toda sorte de mentiras e enganações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário