segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dilma além de interferir negativamente numa democracia de um país vizinho, não defende os interesses do Brasil

A defesa do impeachment de Lugo, por Andre Araujo

Por Andre Araujo
 
O ITAMARATY E O PARAGUAI - Os interesses do Brasil no Paraguai são infinitamente maiores que de qualquer outro Pais da America do Sul o de qualquer outro continente.

1. O Sistema Eletrico de Itapu, produzindo 11.000 MW, 1/6 da energia eletrica consumida no Pais e PRINCIAPL gerador de energia para a Região Metropolitana de São Paulo. É um interesse crucial, a paralisação de Itaipu causaria uma crise economica e social de dimensões inimiginaveis.

2. A presença de um numero estimado entre 350 e 400 mil brasileiros no Paraguai, um numero não só muito significativo em quantidade de pessoas mas alem disso são os PRINCIPAIS PRODUTORES  DE RENDA E DIVISAS no Paraguai, que por causa deles se tornou o 4º exportador de soja do planeta.

Tambem são grandes consumidores de insumos brasileiros, sementes, maquinas, implementos, defensivos e a exportação de soja sai por portos brasileiros,  transportada por caminhões e motoristas majoritariamente brasileiros, gerando grande numero de empregos no Brasil

3. Uma região de fronteira das mais importantes para o Brasil, com intenso comercio legal e ilegal e de onde tiram o sustento mais de 100 mil brasileiros. É tambem um fronteira com significado estrategico, corredor de pessoas, armas, drogas e mercadorias, area que exige grande esforço de vigilancia e controle por parte do Estado brasileiro.

Por essas razões, os destinos e as condições politicas e de segurança no Paraguai são ou deveriam ser de grande interesse do Estado brasileiro.

A questão da governança que deve interessar ao Estado brasileiro é se o governante do Paraguai atende aos interesses brasileiros. Essa é a unica questão que uma Chancelaria de qualidade, de qualquer grande Pais deve se preocupar. Outras questões são do estrito raio de ação do Estado paraguaio. Não dizem respeito ao Brasil.

O Brasil não tem capacidade juridica ou politica de se INTROMETER na politica interna paraguaia.

O Presidente foi deposto por razões concretas, objetivas, sempre foi um PESSIMO GOVERNANTE e INIMIGO DOS INTERESSES BRASILEIROS em varias situações, inclusive ameaçando e chantageando o Governo brasileiro na extorsão de um valor TRIPLO nos pagamentos de Itaipu, contra o solene Tratado que estabelecia uma formula de preço de energia perfeitamente atualizada ano a ano em dolar. O aumento do preço da energias,com o qual o Brasil concordou sem negociar esta sendo pago nas contas de energia do Brasil  era e é INJUSTIFICAVEL economica e juridicamente.
O novo Presidente tem muito maior qualificação do que o deposto e pela sua ficha vai ser MUITO MELHOR PARA OS INTERESSES DO ESTADO BRASILEIRO.

Então, QUAL A RAZÃO LOGICA DO ITAMARATY DEFENDER LUGO o Presidente que não interessa ao Brasil e atacar Franco, o PRESIDENTE MUITO MELHOR para os interesses do Brasil? Qual a logica?

Os grandes Chanceles da Historia, Talleyrand, Metternich, Castlereagh, Bismarck,  Grey, Chicherin, Gomyko, Foster Dulles, Rio Branco, como agiriam? A função de um Chanceler é DEFENDER OS INTERESSES DO ESTADO A QUE SERVE. Rio Branco quando conseguiu o Acre para o Brasil, atendeu aos interesses do Brasil, não da Bolivia. Esse era seu papel.

Que interessa ao Brasil o destino de Lugo? Que credito Lugo tem em relação ao Brasil? Porque devemos defende-lo? Em que ele nos serve ou serviu? Em absolutamente nada, foi pessimo para nós e por tabela foi péssimo para os paraguaios. Para que o Brasil vai gastar capital diplomatico para defender esse politico desacreditado, incompetente? O sucessor parece MUITO MELHOR.

A questão de sua deposição é secundaria, é adjetiva. A questão substantiva é QUEM ATENDE MELHOR AOS INTERESSES BRASILEIROS, hoje a 7ª economia do mundo, Pais parceiro da ordem global, Pais importante, entre os grandes emergentes, porque o Brasil tem que consultar a Venezuela e a Argentina e o Uruguai para saber quais são seus interesses? Precisamos deles para isso?

O BRASIL NÃO SABE QUAIS SÃO SEUS INTERESSES NO PARAGUAI? Precisamos consultar os paises-marginais do Continente, ficar dependentes da opinião de Cristina Kirchner, de Hugo Chavez, governantes incendiarios, que surfam na confusão e na demagogia para criar  em casa capital politico e desviar a atenção de seus imensos problemas internos?  Para que o Brasil precisa da opinião deles? O Brasil é potencia ou não é, tem peso ou não tem?

Inves de reconhecer imediatamente o novo Governo em Assunção, CONSOLIDA-LO e cobrar por esse apoio, ESTAMOS INCENTIVANDO O CAOS NO PARAGUAI, o ex-Presidente deposto e que reconheceu sua deposição mansamente agora SENTE-SE INCENTIVADO PELO BRASIL a  ressistir e diz que vai a Mendoza na reunião do Mercosul. Vai a que título? De insurgente com apoio do Brasil? Pretende voltar o inepto com o escudo brasileiro, será possivel alguem achar isso viavel sem gerar ruptura politica no Paraguai?

É inacreditavel que nossa Chancelaria queira defender os interesses de Lugo e de seus apoiadores ideologicos e NÃO O INTERESSE DO BRASIL, nunca pensei em minha vida ser testemunha de um Itamaraty tão perdido no mundo, o mesmo Itamaraty que em 1942 liderou a America Latina, menos a Argentina e Chile, em duas celebres Conferencias, a de Havana e a do Rio de Janeiro, os maiores feitos diplomaticos brasileiros do Seculo XX, fazendo do Brasil um dos oito Aliados e pais-fundador das Nações Unidas, cuja Assembleia Geral abre até hoje em nome dessa relevancia diplomatica.

Do alto desse pedestal regredimos para hoje sermos atores de 3ª categoria, coadjuvantes em uma questão paraguaia aonde humildemente estamos a reboque da troupe chavista. Lamentavel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante. Ninguém fala nada na televisão sobre esse assunto, e você foi esclarecedeor e usando palavras simples e entendíveis.Como você disse...lamentável, o Brasil quer ficar só na zona de conforto...sem brigas sem tomar partido, sem problemas...ficar de bem com Deus e com o Diabo...só interessado na sua roubalheira descarada e inesgotável...nem mais partidos de direita ou esquerda existem, todos no mesmo lodo, no mesmo lamaçal, e nessa agua barrenta todos manuseados,,,como cantava o tango