quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Inhotim - Nova Lavanderia de Dinheiro?

A 60km de Belo Horizonte, no município de Brumadinho, existe um belo parque de preservação ambiental, com exposição de arte e um restaurante de excelente qualidade. Ótimo lugar para um passeio de um dia inteiro com a família. Coisa de primeiro mundo.

No entanto há suspeitas de que este parque tenha sido criado mais como uma forma de lavagem de dinheiro do que um empreendimento cultural. As denuncias foram feitas pelo Novo Jornal (leia mais) e realmente não tenho como apurar a veracidade dos fatos. Portanto, gostaria de ter comentários sobre o assunto se alguém tiver informações fidedignas.

3 comentários:

Dalmo Rodrigues disse...

Laguardia,

realmente esse é um tipo de assunto que surge de tempos em tempos aqui na região. Realmente o Inhotim é um lugar muito impressionante e apresenta uma proposta que nunca vi igual em nenhum lugar do mundo.
Se os donos de lá lavam dinheiro com arte, a forma que eles fazem deve ser a mais burra do mundo pois as obras de arte que eles tem lá sao praticamente imóveis.

Agora, ja ouvi que esse cara no Novo Jornal tem um monte de pendencias na justiça, já teve uma candidatura impugnada (nao sei por que motivo). Um link do observatório da imprensa conta um pouco dessa história: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=500JDB004

Realmente é difícil de apurar. Acredito que o Inhotim faça um trabalho sério e que é muito fácil escrever um blog e lançar "denuncias".

Muita gente trabalha lá no Inhotim, sempre que vou lá vejo gente dando o sangue para manter aquilo vivo. Não sei se essas pessoas comungariam com esses objetivos escusos citados. Mas enfim, cada um julga conforme a sua consciencia.

Abraços. Dalmo.

Laguardia disse...

Dalmo

Obrigado pelo comentário. Tenho realmente visto gente trabalhadora e comprometida com o Inhotim.

Como já não é a primeira nem a segunda vez que ouço comentários sobre o Inhotim, estou buscando mais informações e as que você colocou aqui são muito úteis.

Obrigado

Pedro Augusto disse...

O problema do texto do Novo Jornal é, além dos erros de português e do estilo sensacionalista do texto (que me geram MUITA desconfiança), dados errados.

Por exemplo: o texto fala em asfaltar um trecho da "BR 040". Uma coisa simples, mas um erro BRUTAL para um jornal que disse que investigou TAAAAANTO sobre o Inhotim!!! A BR 040 liga Rio a Brasilia, passando por BH, entre milhares de outras cidades. A estrada a que o NJ se refere é a MG 040!!! Que passa LOOOONGE dali, é totalmente ooooooooooutra saída de BH para Brumadinho. Um dado tão simples de checar (checar como dado mesmo, nem como investigação, é só pegar o mapa!!!) e o cara pisa no tomate assim me dá muita desconfiança de todo o resto do texto.

E os trabalhadores do Inhotim, caso alcatruas aconteçam ali, não têm culpa do que os proprietários do lugar fazem.

Pra quem acha o restaurante caro demais, excelentes restaurantes em BH têm o mesmo preço ou mais! (geralmente mais!), e tb li outro comentário que dizia que leva comida e faz piquenique lá... bem, até onde eu sei, não pode!

Atentos!