Ele citou especificamente a "interferência no problema" da CPI da Petrobras. "Nem o regime militar me proibiu de ser presidente (de comissões). E o problema nuclear era, para o presidente Ernesto Geisel (1974-1979), tão interessante quanto sempre foi a Petrobras. No entanto, o governo, àquela época militar, não nos exigiu a relatoria e eu, como senador da oposição, presidi a política nuclear, como presidi a comissão que examinou as eleições diretas."
Durante o governo Geisel foi decretado o fechamento do Congresso, em abril de 1977. "É claro que, naquela época, eles podiam cassar mandatos. O presidente (Lula) ainda não chegou a esse absurdo. Não sei se até 2010 ele vai cassar", afirmou Itamar. O ex-presidente ressalvou que o Legislativo está permitindo que ocorra o que ele chama de interferência. "O presidente na República está atuando violentamente no Legislativo, particularmente no Senado, e o Legislativo, de um modo geral, está permitindo. O que a gente começa a escutar nas ruas é ruim: 'Fecha o parlamento'. Não vão no núcleo central da crise, que é o presidente da República."
O ex-presidente foi homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que lembrou o atentado ocorrido no dia 27 de agosto de 1980, quando cartas-bomba enviadas ao gabinete do vereador Antonio Carlos (MDB) e à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mataram a secretária Lyda Monteiro da Silva.
Fonte: Portal G1
3 comentários:
Olá Laguardia, posso sim aderir a sua campanha, ainda que ela fosse exclussiva do seu Blog e não tivesse esse importante valor político, pois acredito que como blogueiros cristãos temos uma responsabilidade na internet, e seu trabalho é uma prestação de serviço, estou disposto a ajudar, vou colocar a postagem no Blog ainda hoje. Um abraço, desculpe a ausencia, é a correria. Que Deus te abençoe!
Laguardia : Itamar está certíssimo ,o que ocorre no momento neste país faz com que comparativemente os militares fossem meros escoteirinhos ,diante de toda a truculencia deste governo,contra as instituiçóes nacionais.Abraços
Irmão Laguardia, a Paz do Senhor,
Pode contar comigo! Será uma satisfação poder participar dessa campanha. Estarei divulgando também em meu blog.
Unidos por um Brasil melhor!
Obrigado!
Postar um comentário