sábado, 15 de agosto de 2009

A Igreja Universal e a Reforma Protestante


A Reforma Protestante ocorrida no século XVI, iniciada por Martinho Lutero com a publicação de suas 95 teses, pregadas na porta de sua igreja, foi um movimento contrário aos rumos que havia tomado a Igreja Católica, que vendia indulgências, ou seja, vendia o perdão dos pecados. Na realidade, para levantar fundos para a igreja, o papa vendia um pedacinho do céu.
.
Em resumo, Lutero defendia as cinco "solas", ou somente.
.
1. Sola fide - somente a fé - A Doutrina da sola fide ou "fé somente" afirma que é exclusivamente baseado na Graça de Deus, através somente da fé daquele que crê, por causa da obra redentora do Senhor Jesus Cristo, que são perdoadas as transgressões dam Lei de Deus.
.
Portanto a salvação não pode ser comprada. Deus não se vende nem vende bençãos ou milagres. A Igreja Universal com sua teologia da propsperidade, que prega que quando mais você doa para a igreja mais bençãos vai receber de Deus, nega um dos pontos defendidos por Lutero, e assima de tudo nega a própria bíblia que diz no Livro de Atos 15:11 "Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo"
.
2. Sola Escriptura - Somente a Escritura - Segundo esta doutrina a Biblia a a nossa unica regra de fé e prática. Este é o principio no qual a Bíblia tem primazia antes a Tradição legada pelo magistério quando, os princípios doutrinários entre estas e aquelas forem conflitantes. Na Reforma, não se rejeita a Tradição, ela continua a ser usada como legitimadora para qualquer assunto omitido pela Bíblia. É necessário interpretemos a Bíblia de acordo com cultura hebraica dos escritores da Biblia e não com nossa culotora helenistica.
.
3. Solus Christus - Somente Cristo - Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". A salvação não será conquistada através da compra deágua do rio Jordáo, ou terra do Monte Sinai, ou mesmo pela compra de uma rosa consagrada. Somente Cristo nos dá a salvação e ela não nos custa nada. O preço já foi pago por Jeus na Cruz do Calvário.
.
4. Sola Gratia - Somente a Graça - defendem que o homem que é naturalmente pecador - dai as idéias de depravação total do gênero humano; é salvo por única e exclusivamente pela vontade e ação de Deus sobre aquele que ele quer salvar, pois o homem, sem essa ação de Deus, jamais O buscaria por si mesmo: "Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus." (Romanos 3 : 11). É desejo de Deus que todos sejamos salvos, no entanto Deus nos deu a liberdade de escolha em aceitar ou não a salvação.
.
Portanto, não é dando o dizimo ou contribuindo para a igreja, ou nos penitenciando de qualquer forma que alcançaremos a salvação. É só pela fé em Jesus Cristo.
.
O diploma de dizimista não vale nada. As ações que fazemos para o nosso próximo devem ser desinteressadas e movidas por amor e não para herdarmos a vida eterna.
.
5. Soli Deo Gloria - Glória somente a Deus - é o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.
Depois de assistir a cultos da Igreja Universal pela TV, ver o que falam e o que fazem e o que prometem em troco das ofertas dos fiéis, creio que não se pode classificar a Igreja Universal como uma Igreja Protestante, herdeira das teses de Martinho Lutero.
.
Peço a Deus que ilumine a todos nós para que possamos ser sal da terra e luz do mundo e a entendermos que com Deus não se negocia. Jesus já pagou por nossos pecados morrendo na cruz em nosso lugar.

8 comentários:

Direita Bem Informada disse...

.

Amigo Laguardia,

Muito oportuno esse seu texto. Maravilhoo ! Parabéns !

Abraços !

Airton Leitão disse...

Estarei transcrevendo esse texto no meu novo blog: (http://airtoncleitao.blogspot.com/)
Acho-o muito oportuno. Parabéns.

Marc disse...

Fora de contexto.
Manifesto anticomunista escrito pelo professor Gustave Gautherot em 1927.
A ARANHA BOLCHEVISTA
tesse, no mundo, suas redes pérfidas.
Seu martelo e sua Foice nção passam de instrumentos de destruição e de morte.
NA RÚSSIA
onde se acoitou no teto de um bando de intelectuais, dos quais a sombria loucura é a vergonha da humanidade, massacrou milhões de operários de camponeses; reduziu um vasto império à miséria e à mais brutal escravidão; essa aranha destila um veneno que corrompe os bons costumes e aniquila a civilização.
NA EUROPA ela traiu os governos que a legitimaram; fomenta em todo lugar impudentes conspirações e se vangloria disso, gritando que está sendo vítime de perseguição.Ela pretende nos desarmar, logo ela que é a mais militarista das aves de rapina.
NA ÁSIA E NA ÁFRICA
com a desculpa de liberar os nacionalismos, estende suas redes de um imperialismo vermelho destinado a unificar contra a civilização as mais bárbaras forças.
ESSA ARANHA QUER DEFLAGRAR UMA GUERRA SOCIAL UNIVERSAL
que seria, para a humenidade uma rerrível catástrofe.
Traduzido do livro "face au communisme" de Dr. Georges Lodygensky, com muita honra, meu avô.
Google tem a editora. Só existe em russo e francês.

Sara Rozante disse...

Caro Laguardia,

Só gostaria de reparar que o Papa não sabia da venda de indulgências, que era feita por somente um monge dominicano.
E inclusive Lutero, em suas teses, afirma isso. Vide a tese de número 50.
Cordialmente,

Sara Rozante

Renata Dias - Nena disse...

Bom texto =]
Parabens !

Cachorro Louco disse...

Amigo Laguardia : Esta IURD não pode ser considerada sequer uma igreja ,pois quase tudo o que pregam é contra lei do Senhor,portanto é sacrilégio.Estes sujeitos abusam da boa fé de pessoas desesperadas e ignorantes e enriquecem usando o santo nome de DEUS .Deveriam ser apedrejados como se fazia com os criminosos nos tempos de Jesus Cristo.Abraços

Ozéas disse...

Conta uma história, não sei se verdadeira, mas ou menos assim:

Um famoso tenista argentino almoçava e enaquanto seu técnico ia ao banheiro, chegou a sua mesa uma modesta senhora pedindo ajuda para uma neta que precisava de dinheiro para uma cirurgia. O tenista contribuiu com significante quantia, emocionado pelas dificuldades narradas.
Meses passados, em outra oportunidade, o tenista ao ver a senhora tentou alcança-la, quando foi indagado pelo seu técnico:
- Por que quer falar com ela?
O tenista narrou o que tinha acontecido no passado, quando foi interrompido.
- Rapaz essa mulher corre restaurantes e clubes pedindo dinheiro para uma cirurgia que nunca existiu.
O que respondeu o tenista:
- Graças a Deus que não existe a criança doente.

Quem dá sabe para quem está dando, quem recebe nessa hora não sabe o mal queesta causando, a sí próprio.

Essa IURJ está longe de ser comparada a qualquer igreja, falar em teologia, menos ainda se pode.

Fico triste pelo seu povo crédulo, lamento que a graça de Deus seja lida como "toma lá, dá cá", mas como diria o meu chará, "o meu povo tem sido destruído porque lhe falta conhecimento".

Abç

Anônimo disse...

Bravo, bravissimo. Falou tudo sobre a fé crista. Devemos defender a fé crista.
Igreja nao salva ninguem. Só Jesus com seu precioso sangue.