quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Brasil está mal em relatório de países corruptos



Nação aparece em 75º lugar em lista, atrás de Chile e Uruguai
O Brasil passou da 80ª para a 75ª posição no novo relatório anual da Transparência Internacional (TI) sobre percepção de corrupção. O País aparece ao lado de Colômbia, Peru e Suriname, todos com nota 3,7. E atrás de Chile e Uruguai, os países que têm melhor colocação na América Latina, com nota 6,7.

Apenas 51 dos 180 países avaliados pontuaram acima de 5. A Nova Zelândia ficou em 1º lugar, com nota 9,4, sendo considerado o país menos corrupto do mundo.

As nações em que há conflitos armados em andamento continuam como os mais corruptos. Somália, Afeganistão, Mianmar, Sudão e Iraque ocupam as piores posições no ranking, segundo o estudo, elaborado com base na percepção de corrupção no setor público em 180 países e em sondagens com empresários e especialistas. A nota da Somália foi 1,1 numa escala de zero a dez.

Instituições
"Esses resultados demonstram que os países percebidos como os mais corruptos são também aqueles afetados por conflitos", diz nota divulgada pela entidade. "Quando instituições essenciais são fracas ou inexistentes, a corrupção sai de controle e o despojo dos recursos públicos alimenta a insegurança e a impunidade", prossegue o comunicado.

Transparência
Relação elaborada por ONG mede a percepção população em relação à corrupção entre servidores públicos, governantes e políticos em geral

Um comentário:

José de Araújo Madeiro disse...

Estimado Laguardia,

Nosso país tem como a tradição a Lei do Gerson. O esteio da corrupção em todos setores da administração pública e que foi se transpondo para o meio social, onde uma pessoa concebe que deve levar vantagem, pouco importando com o padrão do serviço prestado e pensando fazer os outros de trouxas.

Lembramos bem de um parente que esteve no México, na década de oitenta e verificou que até os coveiros exigiam propinas para resolver enterrar os defuntos.

O Brasil deveria avançar e a nação brasileira aprender a ter os valôres reais de uma sociedade.No entanto os petralhas persistem dando um péssimo exemplo para os demais, corrompendo para fragilizar às instituições brasileiras e possibilitar a gênese de um poder absoluto, nos moldes castristas. Quando o poder é total e erigido sob a corrupção total.

Nossa conjutura nos apresenta severamente difícil. O homem comum se torna um escravo do poder, por manter-se sob migalhas de bolsas-família, cujo o voto tem o mesmo valor de um intelectual independente.

Mas os homens de boa-fé, devem manter na persistência. Certamente, estes, abriram outros e seguros caminhos.

Att. Madeiro