quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Relatório da ONU sobre o Indice de Desenvolvimento Humano 2011


O Brasil subiu uma posição no ranking 2011 do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quarta-feira em Copenhague pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O país ocupa agora a 84ª posição entre os 187 países avaliados no estudo. O índice varia de 1 a 0, do país mais desenvolvido para o menos desenvolvido, e considera as condições de saúde, educação e renda de cada local.

Apesar da evolução de 2010 para 2011, o Brasil ainda tem desenvolvimento humano mais baixo que Jamaica (79º), Bósnia (74º) e Líbano (71º). Os vizinhos latino-americanos também superam nosso país. Chile está em 44º lugar, Argentina em 45º, Uruguai em 48º e Cuba em 51º. Na comparação com os Brics, grupo de países emergentes, o mais desenvolvido é a Rússia (66º), seguido de Brasil (84º), China (101º) e Índia (134º).

Os dados de educação e saúde que compõem o cálculo do IDH em nada mudaram. Educação e saúde, portanto, continuam sendo um gargalo para o desenvolvimento do Brasil e o aumento da renda ainda não reflete em melhores serviços à população. Fonte: Veja

Quem se contenta com mediocridade está comemorando. Não é aceitável que o Brasil, no que se refere ao Índice de Desenvolvimento Humano, esteja a reboque da maioria dos países da América Latina.

Temos tudo para puxarmos o desenvolvimento social da população brasileira para cima. No entanto o governo lulo petista, mais preocupado em se locupletar às custas do povo brasileiro, tem abandonado a população à própria sorte principalmente no que se diz respeito a educação, saúde pública e outros itens sociais.

Demagógicamente, em lugar de adotar políticas de desenvolvimento social o governo optou por um sistema de distribuição eleitoreiro de Bolsas Famílias, que é um programa paternalista, que torna a população carente mais dependente do governo e lhes tolhe a possibilidade de desenvolvimento economico e social permanentes e dignos.

O povo brasileiro não pode continuar a ser enganado. É preciso que os olhos sejam abertos para esta manipulação desonesta promovida pelo governo lulo petista.


Nenhum comentário: