terça-feira, 14 de julho de 2009

Igualdade, Liberdade e Fraternidade

Hoje é 14 de Julho, o dia em que se comemora a Revolução Francesa e os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade.

Esta revolução acabou com o espírito do absolutismo e do tratamento diferenciado para os detentores do poder.

Estabeleceu também o espírito de liberdade, muitas vezes desprezado por nós.

No Brasil de hoje estes ideais têm sido esquecidos, menosprezados, não recebem o devido valor pelo povo e principalmente pelos governantes.

Igualdade - Hoje no Brasil uns são mais iguais do que os outros. Comprovamos isto com a impunidade de nossos políticos e autoridades. Segundo Lula Sarney merece um tratamento diferenciado devido a sua história. Nossos governantes agem a margem da lei, campanha eleitoral antecipada, propina em troca de apoio político, uso das empresas estatais como moeda de troca etc.

Liberdade - Nossa liberdade de expressão está em risco constante. Volta e meia o governo procura limitar a liberdade de imprensa. O Presidente critica a imprensa por lhe fazer oposição. Seus seguidores constantemente atacam a imprensa como se esta somente devesse publicar noticias favoráveis ao governo. Agora mesmo passam projetos de lei procurando impor censura a internet. Lula não perde uma oportunidade de criticar os meios de comunicação.

Fraternidade - É o que menos temos visto. Parlamentares e governantes somente preocupados com seus interesses particulares, se lixando para a opinião pública, certos que, em nosso comodismo, vamos reconduzi-los sempre ao poder, afinal são classe privilegiada. O povo morre nas filas do SUS sem atendimento adequado, o ensino público está sucateado, a segurança pública inexiste e a seguridade social está abaixo da crítica.

Já estamos precisando de uma nova Revolução Francesa, não em termos de derramamento de sangue, mas uma revolução no nosso pensamento, na nossa forma de agir, na recuperação de nossa dignidade, no fim dos privilégios.

Para começar - FORA LULA, FORA SARNEY, FORA PT.

Um comentário:

Eleonora Lisnic disse...

Muitos males vêm de Comuna de Paris. Slogan “Liberté, égalité, fraternité!” é falsa, uma brincadeira. As pessoas não são nascidos iguais. Alguns têm mais talento, mais competências. Qual tem sido "liberdade, igualdade, fraternidade"? Nas prisões comunistas?
Revoluções socialistas foram sangrentas. Jesus Cristo, Deus-Palavra, produziu uma „Grande Revolução”.
Concordo com a conclusão do final: “Já estamos precisando de uma nova Revolução Francesa, não em termos de derramamento de sangue, mas uma revolução no nosso pensamento, na nossa forma de agir, na recuperação de nossa dignidade, no fim dos privilégios.”