terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Situação Cada Vez Mais Precária do Atendimento a Saúde do Cidadão


O Sistema Público de Saúde está completamente sucateado. A CPMF, criada para resolver o problema, foi aplicada em tudo, menos para a saúde.
.
Hoje 90% das grandes empresas têm planos de saúde para seus funcionários e o cidadão que tem um pouco mais de recursos tem um plano de saúde particular.
.
Mesmo os planos de saúde particulares já estão saturados. Exemplo disto foi o caso de um amigo meu, acometido de cólicas renais fortes, procurou o hospital de seu convênio de saúde. Teve de aguardar aproximadamente três horas para ser submetido a um ultrasom.
.
Houve um momento em que a emergência do hospital interrompeu o atendimento por falta de leitos e cadeiras para atender ao público que precisava de ajuda.
.
Imaginem um atendimento destes pelo SUS.
.
Um outro amigo levou o pai a um hospital de seu convênio para atendimento emergencial. Não havia macas em número suficiente para atender aos pacientes, que eram atendidos em cadeiras nos corredores do hospital.
.
E nosso governo ainda recomenda nosso sistema de saúde para os Estados Unidos.
.
Que país é este que não cuida nem da saúde de sua população? Até quando teremos de conviver com tanto pouco caso para com o povo?
.
Este é um governo criminoso!

3 comentários:

Anônimo disse...

Companheiro Laguardia, concordo com você que o SUS esta passando por dificuldades. Como profissional da saúde vejo a ma gestão do sistema de norte a sul do Brasil. Ultimamente foram desviados 40 milhões em medicamentos do nosso SUS, onde esta a justiça brasileira que só prende quem furta manteiga e gás de cozinha, enquanto os bandidos de colarinho branco estão soltos. Realmente o sistema precisa de mais recurso mais antes de liberar a verba é necessário ter leis rígidas com relação ao desvio de dinheiro público.
O SUS é de todos não podemos desanimar, o próprio povo deve fiscalizar o repasse de verba para as prefeituras e denunciar ao ministério publico.
Devemos reclamar sim mais acima de tudo devemos fazer a nossa parte e lutar pela maior conquista do povo brasileiro que é o sistema único de saúde que serve de modelo para vários países e que infelizmente no Brasil ele ainda caminha em passos lentos.
Vamos ao conselhos de saúde cobrar dos responsáveis, denunciem na ouvidoria do Ministério da Saúde e no Ministério Publico.
Abraço companheiro.

Anônimo disse...

Laguardia
sou servidor do estado do Rio de Janeiro e tudo o que diz é a mais pura verdade. O SUS é um projeto muito bom, no entanto, nossos políticos (com raríssima, mas muitíssimo raríssima exceção) são hipócritas, gananciosos, egoísta, individualistas, preconceituosos, imorais, ..., Os servidores públicos são pessimamente remunerados com condições de trabalho vergonhoso. É claro que os "servidores públicos" indicados para cargos políticos é um caso a parti. Tem glamour. Mas o povo não precisa desses sanguessugas dos cofres públicos, e sim de respeito.

Vocês faz um ótimo trabalho, parabéns!

Anônimo disse...

No país que se diz o mais DEMOCRÁTICO do mundo, na politica, ou se é branco rico(REPUBLICANO) ou se é branco amarelado rico(DEMOCRATA). E desde que se tenha dinheiro para ser...Os pretos, vermelhos, amarelos, azuis não têm direito de ser...
No país que se diz o mais democratico do mundo, se elege um presidente por MINORIA DO VOTO e se admite uma FRAUDE eleitoral para empossar esse governo...
No país que se diz o mais democractico do mundo 40% do povo não possuem assistencia medico, hopitalar e morrem a mingua porque não têm dinheiro para pagar plano de saude...